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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Monaliza de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Idelí Ferreira dos-
dc.date.accessioned2022-02-01T16:02:44Z-
dc.date.available2022-02-01T16:02:44Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Idelí Ferreira dos. Retornos da educação sobre os salários no brasil no período de 2012 a 2020. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42625-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o retorno da escolaridade sobre os salários no Brasil. Para isso, utilizou-se dados da PNAD Contínua para os anos de 2012 a 2020. Para a análise utilizou-se uma equação minceriana, que foi estimada através do método de Mínimos Quadrados Ordinários e do método de Variáveis Instrumentais. Como variável dependente foi utilizado o logaritmo da renda do trabalho e dentre as variáveis independentes temos a escolaridade, aqui medida em anos de estudo, a idade do indivíduo, as horas de trabalho e as horas de trabalho ao quadrado. Além disso, foram utilizadas outras variáveis de controle, como sexo, raça, zona censitária e uma variável correspondente ao ensino superior. Referente ao possível problema de endogeneidade da educação utilizou-se como instrumento a educação por pessoa de referência da família do sexo masculino como medida de correção. A partir dessas foi realizado um estudo descritivo e seguidamente a análise das estimações, onde foi possível verificar que o retorno da escolaridade no Brasil é positivo e significativo acompanhando assim os trabalhos referenciados. As dummies de controle também se mostraram todas significativas e com sinais esperados, assim como a variável educasup variável dummy de interesse que apresentou resultados que indicam uma possível elevação nos rendimentos dos indivíduos com ensino superior, indicando os retornos positivos ao salário dos indivíduos que investem em uma maior escolaridade, além de apontar para uma baixa oferta relativa de trabalhadores qualificados, o que também promove uma possível elevação nos salários, dado a baixa participação de indivíduos com qualificação superior verificada na amostra deste estudo. Assim, o presente trabalho corrobora com a literatura com novas evidências.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectRetornos da educaçãopt_BR
dc.subjectVariáveis instrumentaispt_BR
dc.titleRetornos da educação sobre os salários no brasil no período de 2012 a 2020.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1035279378851382pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080044005976853pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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