Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42614

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPICHLER, Rosimeri Franck-
dc.contributor.authorCUNHA, Amanda Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-01-31T19:22:38Z-
dc.date.available2022-01-31T19:22:38Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-01-18-
dc.identifier.citationCUNHA, Amanda Rodrigues da. Design para acessibilidade e inclusão: a percepção de discentes com deficiência do CAA/UFPE sobre as barreiras comunicacionais e informacionais no ensino remoto emergencial. Trabalho de Conclusão de Curso de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42614-
dc.description.abstractA inclusão no ambiente de ensino superior tem apresentado um crescimento relevante anualmente, com foco principal no espaço físico das instituições de ensino, permitindo aos discentes com deficiência usufruir de um espaço igualitário com as mesmas oportunidades que os demais, em decorrência de vários fatores, entre eles os aspectos do Design Universal e da Tecnologia Assistiva. No entanto, com o advento da pandemia da Covid-19 e a paralisação das aulas presenciais, as universidades tiveram que se reinventar para reconstruir um novo planejamento acadêmico que atendesse as necessidades de inclusão dos discentes com deficiência para então, dar início ao retorno das atividades de forma online com o ensino remoto emergencial. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais barreiras comunicacionais e informacionais enfrentadas pelos discentes com deficiência do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE) no contexto de ensino remoto emergencial. Para isso, a pesquisa compreende 3 fases: de fundamentação teórica, abordando os temas centrais da pesquisa; de coleta de dados, que compreendeu a aplicação de questionário online; e análise de dados, que compreendeu a interpretação dos dados e a redação dos resultados. Como conclusão, obteve-se um panorama inicial com relação às suas percepções dos discentes com deficiência sobre as experiências vivenciadas durante o ensino remoto emergencial. Ainda, com base nos dados coletados e problemas identificados, propõem-se algumas intervenções que podem auxiliar na promoção de um ensino mais acessível e inclusivo para os discentes com deficiência do CAA/UFPE.pt_BR
dc.format.extent112p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign Universalpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.titleDesign para acessibilidade e inclusão: a percepção de discentes com deficiência do CAA/UFPE sobre as barreiras comunicacionais e informacionais no ensino remoto emergencial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4205965321600227pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3364365287473678pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - Amanda Rodrigues.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons