Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4259
Título: A reportagem em livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): Soares da Silva, Fátima
Palavras-chave: Reportagem;Livro didático;Argumentação
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Soares da Silva, Fátima; Ferraz Leal, Telma. A reportagem em livros didáticos de língua portuguesa. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar questões de compreensão de reportagem em livros didáticos destinados a crianças do quinto ano do Ensino Fundamental (4a série) e os modos como os alunos lidam com tais questões. Inicialmente, foram analisadas as reportagens presentes em dois livros didáticos, buscando-se refletir sobre a adequação ao público pretendido e sobre as formas composicionais dos textos, sobretudo, os modos como os argumentos eram neles inseridos. Depois, foi analisado o tratamento didático dado a tais textos. Assim, foram analisadas as questões de compreensão referentes à leitura dessas reportagens nos livros didáticos, buscando-se investigar quais conhecimentos e habilidades podiam ser mobilizados / aprendidos em situações didáticas em que tais questões estivessem presentes. Por fim, foi observada / analisada uma aula em que uma seqüência didática foi utilizada por uma docente de escola pública (quinto ano do Ensino Fundamental). Os resultados apontaram que foi identificada grande incidência desse gênero nas duas obras analisadas. Tais textos, na maioria das vezes, apresentavam forte poder argumentativo. Na primeira obra analisada foi percebido um trabalho sistemático com o gênero, permitindo a apropriação de algumas de suas características. Na segunda obra, foi vista a presença do gênero na mesma proporção da outra obra, no entanto, não foi percebido um trabalho sistemático envolvendo as características do gênero discursivo em questão, embora algumas atividades tivessem tal característica. A observação da aula evidenciou que a seqüência aplicada pela docente era adequada ao público e estimulava os alunos a refletir sobre o texto, mobilizando conhecimentos temáticos e conhecimentos sobre o gênero. Na análise das respostas (em dupla) das crianças às questões propostas em uma das seqüências, percebemos que os alunos se mostraram interessados e participativos durante a execução da atividade. A maioria das duplas acertou a maior parte das perguntas realizadas, de modo que pôde ser constatada a viabilidade de trabalho com o referido gênero nesse nível de escolaridade e o potencial que ele apresenta para o estímulo ao desenvolvimento de diferentes estratégias de leitura e exploração da dimensão argumentativa desses textos jornalísticos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4259
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3425_1.pdf9,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.