Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42583

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLIRA, Alex José de-
dc.date.accessioned2022-01-27T12:07:58Z-
dc.date.available2022-01-27T12:07:58Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.citationLIRA, Alex José de. O uso de fractais no ensino de progressões geométricas: uma proposta de intervenção no 2º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42583-
dc.description.abstractO presente trabalho trata do ensino e aprendizagem de Progressões Geométricas (PG) por meio do uso da geometria fractal. O objetivo dessa investigação foi Analisar o uso de fractais em uma proposta de intervenção para o ensino de progressões geométricas. Deste modo, utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa, foram apresentadas para os estudantes diferentes situações em que os fractais são utilizados. Em seguida foram realizados um pré-teste, uma proposta de intervenção e um pós-teste, para 21 alunos da segunda série do ensino médio de uma escola estadual, localizada no Município de Bezerros, Pernambuco. Para a análise dos resultados foi utilizado o Modelo da Análise Didática do erro proposta por De la Torre (2007), em que caracteriza os tipos de erros em três categorias: Entrada, organização e execução. A pesquisa constatou dificuldade no processo interpretativo das questões, além do déficit no que diz respeito a assimilação de conceitos de PG. Por outro lado observou-se que atividades utilizando fractais puderam contribuir de maneira significativa para a apropriação desses conceitos, além de promover uma melhora no processo de resolução de situações-problema.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO uso de fractais no ensino de progressões geométricas: uma proposta de intervenção no 2º ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0074574186406611pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work deals with the teaching and learning of Geometric Progressions through the use of fractal geometry. The objective of this investigation was to analyze the use of fractals in an intervention proposal for the teaching of geometric progressions. Thus, using the methodology of the qualitative research, different situations were presented to the students in which the fractals were used. Then, a pre-test, an intervention proposal and a post-test were performed for 21 students of the second high school of a state school, located in the city of Bezerros, Pernambuco. In order to analyze the results, we used the Didactic Analysis Model of the error proposed by De la Torre (2007), which characterizes the types of errors in three categories: Entry, organization and Execution. The research found difficulty in the interpretative process of the questions, besides the deficit regarding the assimilation of Geometric Progressions concepts. On the other hand, it was observed that activities using fractals could contribute significantly to the appropriation of these concepts, besides promoting an improvement in the problem-solving process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, Alex José de.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons