Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42580

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro-
dc.contributor.authorYUQI, Wu-
dc.date.accessioned2022-01-26T22:36:01Z-
dc.date.available2022-01-26T22:36:01Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.citationYUQI, Wu. A influência do Guanxi nos relacionamentos de negócios dos empresários chineses em Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42580-
dc.description.abstractGuanxi, um mecanismo de intercâmbio social construído sobre favores mútuos, é um componente integral dos relacionamentos pessoais na cultura chinesa, consistindo em uma ferramenta de gerenciamento necessário para o sucesso das transações negociais quando está em um ambiente de negócios envolvido com indivíduos chineses. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender a influência do Guanxi nos relacionamentos entre os empresários chineses em Pernambuco. Para isto, foi proposto no estudo a investigação de três constructos relacionais (HWANG, 1987; WANG, 2007; YEN et al, 2011; YEN et al, 2017), subordinados ao conceito de guanxi: ganqing, renqing e xinren, onde são consideradas as subdimensões do guanxi. Como método de estudo foi utilizado a abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis empresários chineses estabelecidos em Pernambuco. Os resultados indicam o guanxi como uma ferramenta de informalidade que funcionam entre os empresários chineses com base em laços de amizade e solidariedade fortes, o suficiente para gerar trocas mutuamente vantajosas (utilitaristas), produzindo confiança e credibilidade entre os interagentes.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNegócios - Chinesespt_BR
dc.subjectInvestimentos chineses - Pernambucopt_BR
dc.subjectMentores em negócios - Chinesespt_BR
dc.subjectPernambuco - Comércio - Chinapt_BR
dc.titleA influência do Guanxi nos relacionamentos de negócios dos empresários chineses em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3599223636557650pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9021255927956657pt_BR
dc.description.abstractxGuanxi, a social exchange mechanism built on mutual favors, is an integral component of personal relationships in Chinese culture, and is a necessary management tool for successful business transactions when in a business environment with Chinese individuals. The purpose of this research is to understand the influence of guanxi on relationships among Chinese entrepreneurs in Pernambuco. For this, it was proposed in the study the investigation of three relational constructs (HWANG, 1987; WANG, 2007; YEN et al., 2011; YEN et al., 2017), subordinated to the guanxi concept: ganqing, renqing and xinren, where they are considered the guanxi subdimensions. As a method of study the qualitative approach was used, as the objectives, the research is characterized as exploratory and descriptive, in which semi-structured interviews were conducted with six Chinese entrepreneurs established in Pernambuco. The results indicate guanxi as a tool of informality that works among Chinese entrepreneurs based on strong friendship and solidarity ties, enough to generate mutually beneficial (utilitarian) exchanges, producing trust and credibility among the interactors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
YUQI, Wu.pdf856,66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons