Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42565
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antônio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Hugo Felipe Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T18:02:54Z | - |
dc.date.available | 2022-01-26T18:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42565 | - |
dc.description.abstract | A avaliação é um julgamento de valor da realidade, objetivando uma situação decisoria. Este processo não ocorre sem sofrer influência de conceituações, mas sim, influenciada por um projeto de mundo e consequentemente de educação, que se configura com trabalho pedagógico. Contudo, atualmente a avaliação na escola assumiu o papel de classificar e não de diagnosticar o processo de construção do conhecimento. Nosso objetivo nesse trabalho é retratar o processo avaliativo realizado durante as intervenções educativas do PIBIC,PIBID e do PIBEX nas escolas. Temos como objetivos específicos a realização de estudos críticosreflexivos dos pressupostos histórico-sociais, teórico-metodológicos, pedagógicos e epistemológicos do processo de avaliação na Educação Física no ensino médio. Além deste, buscamos estruturar coletivamente o trabalho pedagógico nas escolas a partir do planejamento, seleção e sistematização dos conteúdos, estratégia metodológica e avaliação, além da realização do processo avaliativo durante a intervenção educativa nas escolas. Utilizamos uma pesquisa-ação, realizada em Escolas Públicas dos municípios de Vitória de Santo Antão/PE e Limoeiro/PE. Realizamos uma revisão da literatura e leitura de documentos oficiais, atrelado as observações sistemáticas que foram desenvolvidas. Simultaneamente, organizamos a ação docente, as aulas e o processo avaliativo com alunos do ensino médio. Salientamos que o presente Projeto buscou subsídios teóricos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991) e da Concepção Crítico-Superadora, enquanto Teorias Pedagógicas. Em tempos de mercadorização da educação, é dada a escolarização básica o papel de capacitar para uma inserção precária nos trabalhos desqualificados. Atualmente a avaliação tem se objetivado a garantir que estes papéis sociais sejam cumpridos e ocupados. Porém um processo avaliativo que vá além de classificar e medir os indivíduos pode fazer com que o par dialético objetivo/avaliação aponte para uma escola pública com função social emancipadora e para um projeto de produção de vida superador da produção-reprodução das desigualdades e injustiças impostas pela economia de mercado capitalista. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.title | Organização do trabalho pedagógico da Educação Física: potenciais educativos de uma proposta de avaliação formativa na educação física escolar no interior do estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4500346530453255 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Evaluation is a judgment about reality, aiming at a decision-making situation. This process does not occur without being influenced by conceptualizations, but rather, influenced by a world project and consequently of education, which is configured with pedagogical work. However, currently school evaluation has assumed the role of classifying rather than diagnosing knowledge construction. Our objective in this paper is to portray the evaluation process carried out during PIBIC's educational interventions, PIBID and PIBEX in schools. We have as specific objectives the conduction of critical-reflexive studies of the historical-social, theoreticalmethodological, pedagogical and epistemological assumptions of Physical Education evaluation in high school. In addition to this we seek collectively to structure the pedagogical work in schools from the planning, selection and systematization of contents, methodological strategy and evaluation, and the completion of the evaluation process during the educational intervention in school. This is an action research that has been conducted in public schools in the municipalities of Vitória de Santo Antão / PE and Limoeiro / PE. We performed a literature review and reading official documents, linked to the systematic observations that were developed. Simultaneously, we organized the teaching action, the classes and the evaluation process with high school students. We emphasize that the present Project sought theoretical support from the Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 1991) and the Critical-Overcoming Conception, as Pedagogical Theories. In times of commodification of education, basic schooling is given the role of enabling precarious insertion in disqualified work. Currently the evaluation has been aimed at ensuring that these social roles are fulfilled and occupied. But an evaluative process that goes beyond classifying and measuring individuals can make the objective / evaluation dialectical pair point to a public school with an emancipatory social function and to a life production project that overcomes the production-reproduction of inequalities and injustices imposed by the capitalist market economy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ramos, Hugo Felipe Tavares.pdf | 760,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons