Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42530
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Stephany Maria Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T12:27:50Z | - |
dc.date.available | 2022-01-24T12:27:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Stephany Maria Pereira da. Saberes necessários à prática docente em aulas de matemática na perspectiva inclusiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42530 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista os professores de matemática e suas práticas em relação à inclusão de pessoas com deficiência nos sistemas educacionais, a presente pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte problema de pesquisa: Que saberes são necessários para que professores de Matemática desenvolvam aulas em perspectiva inclusiva? Tendo como objetivo geral: Analisar, a partir de considerações de professores da Educação Básica, os saberes para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Quanto à base teórica, a pesquisa divide-se em três capítulos, sendo estes: Formação inicial e continuada: implicações na prática docente; Educação Matemática na perspectiva Inclusiva e Os saberes docentes e a formação dos professores. A pesquisa trata-se de um estudo de campo, quanto aos objetivos é compreendida como descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista. Esta foi desenvolvida com professores que ensinam matemática em escolas públicas de dois estados brasileiros, sendo estes Pernambuco e São Paulo. A partir desse estudo, constatou-se que a construção dos saberes sofrem influências não apenas da formação inicial, mas do meio social e cultural em que os professores estão inseridos e/ou atuam. Além disso, apresentou-se como vital o conhecimento a respeito dos estudantes com deficiências a fim de os ter como base para a prática docente. Como forma de responder ao problema de pesquisa apresentase quatro saberes necessários para professores que ensinam matemática para atuação na perspectiva inclusiva, sendo estes: saberes das características dos estudantes; saberes relacionados aos recursos matemáticos; saberes da pesquisa e saberes das diferenças. A pesquisa se apresenta como uma proposta de gerar debates em relação a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, as práticas desenvolvidas por estes, tendo como propósito a inclusão em espaços educacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 96p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Professor de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Saberes necessários à prática docente em aulas de matemática na perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3747073839441523 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In view of mathematics teachers and their practices in relation to the inclusion of people with disabilities in educational systems, this research was developed from the following research problem: What knowledge is necessary for mathematics teachers to develop classes in an inclusive perspective? With the general objective: To analyze, from the considerations of Basic Education teachers, the knowledge for teaching Mathematics in an inclusive perspective. As for the theoretical basis, the research is divided into three chapters, which are: Initial and continuing education: implications for teaching practice; Mathematics Education from an Inclusive perspective and Teacher knowledge and teacher education. The research is a field study, as to the objectives, it is understood as descriptive, with the interview as a data collection tool. This was developed with teachers who teach mathematics in public schools in two Brazilian states, these being Pernambuco and São Paulo. From this study, it was found that the construction of knowledge is influenced not only by initial training, but also by the social and cultural environment in which teachers are inserted and/or work. In addition, knowledge about students with disabilities was presented as vital in order to base them on teaching practice. As a way of answering the research problem, there are knowledges necessary for teachers who teach mathematics for performace in the inclusive perspective, these being: knowledge of the characteristics of students; knowledge related to mathematical resources; knowledge of research and knowledge of differences. The research presents itself as a proposal to generate debates regarding the initial and continuing formation of teachers that teach Mathematics, the practices developed by them, with the purpose of inclusion in educational spaces. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DEPÓSITO - STEPHANY MARIA.pdf | 870,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons