Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42494
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Luanna Karolyne Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T14:05:48Z | - |
dc.date.available | 2022-01-19T14:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luanna Karolyne Santos de. Base Nacional Comum Curricular: descobertas acerca dos conteúdos que trabalham a cidade de Caruaru-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42494 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso se inscreve no debate nacional acerca da Base Nacional Comum Curricular. Este apresenta como objetivo geral compreender através dos discursos dos professores do ensino fundamental como as orientações curriculares presentes na BNCC se relacionam ao ensino dos conteúdos regionais na cidade de Caruaru-PE. Para isto, compreendemos que as práticas curriculares permeiam o campo das significações, pois, o conceito de currículo não limita-se apenas ao documento formal, proposto amplamente nas redes de ensino, o mesmo inclui diretamente o vivido no cotidiano escolar, entendido assim como currículo em ação (MORAIS; SILVA; NASCIMENTO, 2020). Como instrumentos metodológicos a pesquisa constitui-se de caráter qualitativo e toma a teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) como fundamento orientador. No âmbito da coleta dos dados, buscamos como sujeitos da pesquisa professores da rede pública municipal de CaruaruPE que atuassem nos primeiros anos do ensino fundamental, assim, contatamos cinco sujeitos através das redes sociais, obtendo a devolutiva de quatro professoras. Posto isto, realizada a análise dos discursos obtidos, observamos o emergir de um processo de adaptação e ressignificação curricular, onde as professoras participantes apresentam relacionar as diretrizes propostas pela BNCC introduzindo conteúdos e atividades acerca da cidade de Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Caruaru-PE | pt_BR |
dc.title | Base Nacional Comum Curricular: descobertas acerca dos conteúdos que trabalham a cidade de Caruaru-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8237510263230512 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work is part of the national debate about the National Base Common Curriculum. This presents as a general objective to understand through the speeches of the teachers of the elementary school as the curricular guidelines present in the BNCC relate to the teaching of contents regional offices in the city of Caruaru-PE. For this, we understand that curricular practices permeate the field of meanings, since the concept of curriculum is not limited only to the formal document, widely proposed in the education networks, it directly includes what is experienced in everyday school life, understood as a curriculum in action (MORAIS; SILVA; NASCIMENTO, 2020). As methodological instruments, the research consists of qualitative character and takes the discourse theory (LACLAU; MOUFFE, 2015) as a guiding foundation. At the Within the scope of data collection, we sought as research subjects teachers from the municipal public network of CaruaruPE who worked in the first years of elementary school, thus, we contacted five subjects through the networks. social, obtaining feedback from four teachers. That said, after the analysis of the obtained speeches, we observed the emergence of a process of curricular adaptation and redefinition, where participating teachers present to list the guidelines proposed by the BNCC introducing content and activities about the city of Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-0539-8869 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Luanna Karolyne Santos de Lima.pdf | 374,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons