Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478

Comparte esta pagina

Título : MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência em estação de aprendizagem.
Autor : BORBA FILHO, José Robson Pontes
Palabras clave : Mapas conceituais; Tutorias; Estações de Aprendizagem; Formação de professores; Mediação do Conhecimento
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Citación : BORBA FILHO, José Robson Pontes. MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência de tutoria em estação de aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de curso Física licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021
Resumen : O presente trabalho mira trazer uma discussão sobre a utilização de metodologias educacionais, as quais foram utilizadas durante um curso de planejamento de ensino, oferecidos para alunos do PIBID de física e química licenciatura no CAA – UFPE, os quais utilizaram mapas conceituais durante tutorias em estações de aprendizagem, e tem como objetivo investigar se as tutorias e mapas conceituais são ferramentas que estimulam a reflexão profunda dos alunos. Sendo assim, foi utilizado como ferramenta de coleta de dados os questionários em escala e abertos, tanto para os alunos como para os tutores. Desta forma, como base na análise das respostas obtidas tivemos a constatação que as metodologias aplicadas durante o curso de planejamento de ensino foram importantes para promover aprendizagem colaborativa; aprendizagem significativa; debates; argumentação e troca de experiências; pensamentos complexos e críticos e desenvolvimento de níveis de autorregulação da aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOSÉ ROBSON PONTES BORBA FILHO.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons