Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42443
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Marcos Roberto Gois de | - |
dc.contributor.author | GEWEHR, Flávia Almeida Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T13:58:59Z | - |
dc.date.available | 2022-01-10T13:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
dc.identifier.citation | GEWEHR, Flávia Almeida Costa. As relações entre a expansão do ensino superior público em Pernambuco e o desenvolvimento local: os possíveis impactos da implantação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco no desenvolvimento socioeconômico do agreste meridional. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42443 | - |
dc.description | GEWEHR, Flávia Almeida Costa, também é conhecida em citações bibliográficas por: COSTA, Flávia de Almeida; OLIVEIRA, Marcos Roberto Gois de, também é conhecido em citações bibliográficas por: MACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de reestruturação pelo qual passou a educação superior no Brasil, desde meados de 1995 até a primeira década deste século, já foi tema de diversos estudos, seja em análises quantitativas ou qualitativas. Contudo, ainda há muito o que se tratar sobre o tema. É extremamente relevante avaliar as políticas públicas voltadas à educação, pois através delas promoveu-se a democratização do ensino de nível superior, levando instituições públicas, gratuitas e de qualidade a diversos recantos do interior do país. Além disso, cada região pode apresentar diferentes repercussões com a chegada de uma IES. Sendo assim, este trabalho se propôs a identificar os possíveis impactos da implantação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE no desenvolvimento econômico e social da região do Agreste Meridional do Estado. O estudo foi dividido em dois artigos, onde o primeiro buscou identificar aspectos da evolução econômica, que apontassem para a influência da implantação da UFAPE em Garanhuns e região, e o segundo investigando as mudanças nos indicadores sociais sugestivos da atuação da instituição de ensino no Agreste Meridional. Foram avaliados indicadores econômicos dos municípios da região, como o PIB; os números da produção de leite (forte Arranjo Produtivo Local); a evolução do número de empresas e da abertura de postos de trabalho formal; e os Índices Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM Emprego e Renda). Nos aspectos sociais, foram avaliados os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e seus componentes, o IFDM Educação e os Indicadores de Vulnerabilidade Social (IVS), bem como, extraiu-se importantes dados da pesquisa de Souza (2019), sobre a percepção dos egressos da instituição acerca da efetividade dos cursos de graduação. Os dados foram coletados em diversas fontes como o IBGE, Agência Condepe/Fidem, Firjam, Atlas do Desenvolvimento Humano/PNUD, entre outras origens estatísticas, sendo os dados tratados através do Microsoft Excel para análise comparativa, com elaboração de tabelas e gráficos. Como resultados da pesquisa, constataram-se vários indícios da influência da implantação da UFAPE na economia do Agreste Meridional, bem como, conclui-se que houve diversos fatores na dinâmica social da região que foram impactados pela chegada da instituição de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino Superior – Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.title | As relações entre a expansão do ensino superior público em Pernambuco e o desenvolvimento local : os possíveis impactos da implantação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco no desenvolvimento socioeconômico do agreste meridional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3016168409857051 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0923894876849625 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | The restructuring process that higher education has undergone in Brazil, from mid-1995 to the first decade of this century, has already been the subject of several studies, whether in quantitative or qualitative analyzes. However, there is still a lot to deal with on the topic. It is extremely relevant to evaluate public policies aimed at education, because through them the democratization of higher education has been promoted, taking public, free and quality institutions to different corners of the country. In addition, each region may have different repercussions with the arrival of an HEI. Therefore, this work aimed to identify the possible impacts of the implantation of the Federal University of Agreste of Pernambuco - UFAPE on the economic and social development of the region of the Southern Agreste of the State. The study was divided into two articles, where the first sought to identify aspects of economic evolution, which pointed to the influence of the implementation of UFAPE in Garanhuns and region, and the second investigating the changes in social indicators suggestive of the performance of the educational institution in Agreste Southern. Economic indicators of the region's municipalities were evaluated, such as GDP; the numbers of milk production (strong Local Productive Arrangement); the evolution of the number of companies and the opening of formal jobs; and the Firjan Municipal Development Indexes (IFDM Employment and Income). In the social aspects, the Municipal Human Development Indexes (MHDI) and its components, the IFDM Education and the Social Vulnerability Indicators (IVS) were evaluated, as well as important data from Souza's research (2019) on the perception of the institution's graduates about the effectiveness of undergraduate courses. The data were collected from several sources such as the IBGE, Agência Condepe / Fidem, Firjam, Atlas of Human Development / UNDP, among other statistical sources, the data being treated using Microsoft Excel for comparative analysis, with the elaboration of tables and graphs. As a result of the research, several evidences of the influence of the implantation of UFAPE in the economy of the Agreste Meridional were verified, as well as, it is concluded that there were several factors in the social dynamics of the region that were impacted by the arrival of the educational institution. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávia Almeida Costa Gewehr.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons