Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42438

Compartilhe esta página

Título: Expressão de genes das vias de sinalização por fitohormônios em feijão-caupi sob estresse de desidratação radicular
Autor(es): SILVA, Valquíria da
Palavras-chave: Expressão gênica; Biologia computacional; Feijão de corda
Data do documento: 31-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Valquiria da. Expressão de genes das vias de sinalização por fitohormônios em feijão-caupi sob estresse de desidratação radicular. 2021. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O feijão-caupi representa a principal leguminosa cultivada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Entretanto, sua cultura é fortemente afetada pelo déficit hídrico. Frente a tal estresse, os fitormônios atuam como sinalizadores, promovendo respostas específicas às plantas. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a expressão de genes envolvidos nas vias de sinalização de fitormônios, em V. unguiculata, após a exposição das raízes ao ar (150 min.). Para tanto, unitags HT- SuperSAGE de feijão-caupi, provenientes de duas cultivares diferentes em resposta à seca, foram alinhadas (BlastN) aos transcritos de feijão-caupi associados as vias de sinalização por auxina, citocinina giberelina, ácido abscísico, etileno, jasmonato, brassinoesteróides, ácido salicílico e estrigolactonas. Dos 630 transcritos previstos, 260 foram diferencialmente expressos (DE, p <0,05) após o estímulo aplicado (p <0,05). No perfil PO (cultivar tolerante Pingo de Ouro), os transcritos UR (induzidos), DR (reprimidos) e n.s. (expressão não diferencial), foram 146, 35 e 78, respectivamente. No perfil sensível SI (Santo Inácio), esses números foram 81, 80 e 99, respectivamente. Desta forma, com base nos resultados foi possível: a) inferir o perfil transcricional das vias de sinalização por fitormônios de acordo com as respostas das cultivares de V. unguiculata após o estímulo de desidratação radicular; b) identificar Fatores de transcrição mais representados e potencialmente regulando genes cujos transcritos foram UR; c) predizer os interatomas associados aos transcritos UR das respostas individuais de cada cultivar; d) propor um conjunto de 17 pares de primers, para RT-qPCR, visando o desenvolvimento de marcadores funcionais baseados em cDNAs. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão das vias de sinalização dos fitormônios nas respostas do feijão-caupi, face a um estresse de seca, podendo ser úteis aos programas de melhoramento genético, na busca de materiais mais adaptados a este estresse, o qual compromete nossas produções.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42438
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valquíria da Silva.pdf4,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons