Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42430
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siebra, Sandra de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Emanuelly Vilela Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T17:25:37Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T17:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42430 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem que foi criado para disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, ofertada no semestre letivo de 2020.2, no período da pandemia do covid-19. Quanto aos fins esta é uma pesquisa descritiva, quanto aos meios é bibliográfica e faz uso do método do estudo de caso, onde foram coletados dados para a avaliação do AVA por meio de entrevista com o docente ministrante, aplicação de questionário aos estudantes e avaliação via Heurística de Nielsen. A análise realizada mostrou que o docente da disciplina por ter experiência anterior não teve dificuldades na construção da sua sala remota. Os estudantes tiveram dificuldades especialmente no processo de login, principalmente porque boa parte deles não possui experiência no uso de ambientes virtuais. Eles divergiram muito nas opiniões expressas sobre o ambiente e o consideraram de usabilidade razoável a média. A análise por meio das Heurísticas de Nielsen destacou pontos de melhoria no ambiente, especialmente, no processo de login, o que coaduna com as dificuldades e comentários dos usuários. Os apontamentos trazidos nesse trabalho podem contribuir com reflexões sobre pontos de melhoria em ambiente virtuais, a fim de que o recurso digital não seja um dificultador da aprendizagem. As reflexões trazidas nesse trabalho podem contribuir com o aprimoramento no ambiente a ser utilizado por seus estudantes. Adicionalmente, considera-se como contribuição transversal deste trabalho o registro histórico de fatos relacionados à pandemia do COVID-19, no contexto educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Teste de Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão da Informação | pt_BR |
dc.title | Usabilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Um Estudo de Caso de Disciplina Ofertada no Contexto da Pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4923627544089379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The overall objective of this work was to evaluate the usability of the virtual learning environment that was created for the subject Course Completion Work I, offered in the academic semester of 2020.2, in the period of the covid-19 pandemic. As for the purposes this is descriptive research, as for the means it is bibliographic and makes use of the case study method, where data were collected for the evaluation of the VLE through interviews with the teaching teacher, application of a questionnaire to students and evaluation via Nielsen's Heuristics. The analysis carried out showed that the lecturer of the subject, for having previous experience, had no difficulties in building his remote room. The students had difficulties especially in the login process, mainly because most of them have no experience in using virtual environments. They diverged a lot in the opinions expressed about the environment and considered it of reasonable to average usability. The analysis through the Nielsen Heuristics highlighted points for improvement in the environment, especially in the login process, which is in line with the difficulties and comments from users. The notes brought in this work may contribute with reflections on points for improvement in virtual environments, so that the digital resource is not a hindrance to learning. The reflections brought in this work may contribute with the improvement in the environment to be used by their students. Additionally, it is considered as a transversal contribution of this work the historical record of facts related to the pandemic of COVID-19, in the educational context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Gestão da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emanuelly Vilela Lopes de Vasconcelos.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons