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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Shirley Minnell Ferreira de-
dc.contributor.authorMINEIRO, Tallys Celso-
dc.date.accessioned2021-12-27T16:26:44Z-
dc.date.available2021-12-27T16:26:44Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2021-12-23-
dc.identifier.citationMINEIRO, Tallys Celso. Classificação geomecânica e análise da estabilidade de taludes em maciço rochoso em trechos das rodovias PE-160 e BR-104. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42327-
dc.description.abstractObras de infraestrutura tais como rodovias desenvolvem papel vital no funcionamento e desenvolvimento de uma sociedade; neste caso, sendo essencial para o escoamento têxtil da região. É comum em obras rodoviárias o corte de maciços rochosos resultando em encostas, que fundamentalmente necessitam de estabilidade para o pleno funcinamento da suas vias geratrizes. Este estudo pretende analisar enconstas provenientes da duplicação do trecho da PE-160 e BR-104 entre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, com o objetivo de verificar a estabilidade das mesmas utilizando classificações geomecânicas como ferramentas de quantificação e qualificação. Na verificação da estabilidade foi utilizado o RMR (Rock Mass Rating) e SMR (Slope Mass Rating). O RMR se baseia em dados preliminares intrínsecos do maciço rochoso tais como a qualidade da rocha, caracterização das descontinuidades e condições hidrogeológicas; enquanto o SMR adiciona outras duas características ao RMR, que são as atitudes das descontinuidades dos taludes e a sua metodologia de escavação. Com os dados obtidos em campo, calculou-se o RMR dos maciços e este valor foi utilizado para a determinação do SMR que qualifica a condição de estabilidade global do talude. Os resultados obtidos identificaram situações de estabilidade global nos taludes; contudo, observou-se instabilizações localizadas, e para tais condições mínimas, metodologias de melhoramento e proteção foram sugeridas. Logo, a utilização de estudos de estabilidade de taludes como este, podem auxiliar na verificação das condições de segurança da rodovia assegurando-as ou antevendo incidentes e acidentes, e, ajudando em tomadas de decisões.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectrodoviaspt_BR
dc.subjectestabilidade de taludept_BR
dc.subjectRMRpt_BR
dc.subjectSMRpt_BR
dc.subjectgeomecânicapt_BR
dc.titleClassificação geomecânica e análise da estabilidade de taludes em maciço rochoso em trechos das rodovias PE-160 e BR-104.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3272863829533861pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9655421755370182pt_BR
dc.description.abstractxInfraestructure works such as roads play a vital role in the functioning and development of a society; in this case, being essential for the textile flow of the region. It is common in road works toc ut rock masses resulting in slopes, which fundamentally need stability for the full functioning of its generating routes. This study aims to analyze slopes descendant from the duplicatio of the PE-160 and BR-104 stretches between the municipalities of Santa Cruz do Capibaribe and Toritama, with the aim of verifying their stability using geomechanical classifications as tools for quantification and qualification. In the verification of stability, RMR (Rock Mass Rating) and SMR (Slope Mass Rating) were used. The RMR is based on preliminary intrinsic data to the rock mass such as rock quality, characterization of discontinuities and hydrogeological conditions; while the SMR adds another two features to RMR, which are the atitudes of the discontinuities of the embankment and its excavation methodology. With the data obtained in the field, the RMR of the massif was calculated and this value was used for the determination of the SMR, that qualifies the global stability condition of the slope. The results obtained identified situations of global stability on the slopes; however, local instabilities were observed and for such minimum conditions, improvement and protection methodologies were suggested. Therefore, the use of slope stability studies like this one can assist in verifying the safety conditions of the roadway, ensuring them or antecipating incidentes and acidentes, and, helping with decision-making.pt_BR
dc.subject.cnpq::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-8044-3503pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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