Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42325

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Roberta Bivar Carneiro-
dc.contributor.authorSANTOS, Francisco Gleidson Vieira dos-
dc.date.accessioned2021-12-23T19:26:27Z-
dc.date.available2021-12-23T19:26:27Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationSantos, Francisco Gleidson Vieira dos. “Uniformizados pela pele, travestidos pelo desejo”, a criação de um “novo mundo” a partir das orgias barebacking do “Rei Sol”. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42325-
dc.description.abstractO foco central desta etnografia incide sobre as experiências afetivo-sexuais de homens soropositivos que fazem sexo entre si e são adeptos das orgias Barebacking. Ou seja, adeptos do sexo grupal, anal, intencionalmente realizado sem o uso do preservativo. Pertinente aos lugares e contextos onde as orgias são realizadas, privilegia as orgias barebacking do “Rei Sol”. As orgias são regularmente realizadas em um apartamento localizado no centro da cidade de São Paulo. Seus participantes são homens, maiores de 18 anos, portadores do vírus HIV. A tese em questão tem por objetivo compreender a constituição de novos laços sociais, engendrados pela experiência de se viver com o vírus HIV, o que, segundo os dados coletados em pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, agencia novas possibilidades de relações afetivo-sexuais, forjadas no âmbito das orgias barebacking. Estas últimas, por sua vez, para além do prazer, forjam uma socialidade soropositiva que reverbera na produção do social, ou que se constitui per si, o social. Nesse sentido, embora as práticas sexuais orgiásticas tenham centralidade neste estudo, visto que é por meio delas que os sujeitos engendram o que eu chamo de novo mundo, o interesse não se restringe as práticas e performances sexuais. A experiência de se descobrir portadores do vírus HIV, compreendida aqui como evento crítico, apresenta-se aos sujeitos pesquisados como disruptiva, implicando em passagens essenciais na vida dos sujeitos, marcadas por rituais e performances sexuais. Teoricamente “impossibilitados” de estabelecer relações afetivo-sexuais com sujeitos não portadores do vírus, os informantes buscam relações igualitárias ou soroconcordantes. Assim, tendo como mote e âncora dessa socialidade orgiástica, o “segredo desvelado”, esses homens deparam-se com uma rede de homens adeptos das orgias, convencionalmente, chamadas de barebacking. A lógica que organiza os encontros sinaliza para uma ética ou para o que poderíamos chamar, com Foucault, de uma estilística das orgias barebacking, sustentada pelas categorias “nativas”: segredo, controle, cuidado, negociação e igualdade. Destarte, a potência do ritual, na medida em que as práticas sexuais constitui os laços entre os iguais, está em reestabelecer os laços sociais outrora rompidos, tanto no que refere as possibilidades de estabelecer relações afetivo-sexuais quanto a outros âmbitos da vida social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexo grupalpt_BR
dc.subjectBarebacking (Sex)pt_BR
dc.subjectHIV (Vírus)pt_BR
dc.title“Uniformizados pela pele, travestidos pelo desejo”, a criação de um “novo mundo” a partir das orgias barebacking do “Rei Sol”pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0715892795216859pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8343402717114526pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe central focus of this ethnography is on the affectiv-sexual experiences of HIV-infected men, who are in sexual relations with each other, which are referred to as barebacking orgies. This is anal group sex that is deliberately done without condom. The focus of research is primarily on the locations and contexts of the so called barebacking orgies “Rei Sol”. The orgies usually take place in an apartment in the center of the city of São Paulo. Its participants are men who are over 18 years old and carriers of the HIV Virus. The present dissertation aims to understand the constitutions of new social bonds that result from life experience with the HIV virus. The data, collected exclusively through qualitative methods, show that barebacking orgies offer new possibilities for affective-sexual relationships. In the latter case and in addition to pleasure, they form a sero-positive sociality, which resonates in the production of the social or constitutes itself as the social. In this sense, orgiastic sexual practices play a central role in this study, but the subjects are exhausted, not just in sexual practices and performances that I call a new world. In this context, HIV diagnosis is understood as a traumatic event that has taken the subjects as a rupture and that goes hand in hand with far-reaching changes, which in turn are marked by sexual rituals and performances. The experience of HIV diagnosis implies the need for a reorganization of the whole life that involves both physical shifts and new orders of subjectification. Theoretically “unable” to build affective-sexual relationships with subjetcs who are not virus carriers, the informants seek egalitarian or serological relationships.The motto and anchor of this orgiastic society, the “segredo desvelado”, offers these men a network of orgy followers, commonly referred to as barebacking. The internal logic of the organized meetings illustrates an ethic that in Foucault's words can be called stylistic barebacking orgies, but the participants describe them in terms of secrecy, control, diligence, negotiation, and equality. The power of ritual, insofar as sexual practices signify the connection between equals, is to restore the social bonds that have once been broken, both in terms of the possibilities of building affective sexual relationships and in other areas of social life.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Francisco Gleidson Vieira dos Santos.pdf8,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons