Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42288

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Eva Rolim-
dc.contributor.authorSOUZA, Rafa Santana de-
dc.date.accessioned2021-12-17T15:50:36Z-
dc.date.available2021-12-17T15:50:36Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafa Santana de. Bajado a poética visual no discurso gráfico: diálogo entre a Semiótica Estruturalista e o Design da Informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42288-
dc.description.abstractEsse trabalho problematiza o estudo da dimensão poética dentro do campo do Design da Informação; ao analisar o processo de significação do discurso gráfico nas obras do artista plástico brasileiro, Bajado (1912-1996). As obras analisadas pertencem ao acervo da Casa Bajado de Arte e a amostragem final corresponde às autorrepresentações do artista dentro desse microuniverso. A pergunta que a pesquisa tentou responder se baseia em como o regime de representação do eu poético de Bajado está articulado dentro da sua obra? O objetivo foi fazer a leitura das obras do artista a partir do diálogo entre a Semiótica Estruturalista e o Design da Informação acreditando-se na hipótese de que a similaridade ontológica entre os conceitos de formantes plásticos e variáveis gráficas resolveriam o problema da análise do discurso poético no Design da Informação. O procedimento utilizado foi o da análise gerativa da estrutura semântica e o método principal foi o comparativo. Como resultado, foi constatado que os formantes plásticos e as variáveis gráficas podem ser considerados similares, mas epistemologicamente a Semiótica Estruturalista e o Design da Informação caminham em sentidos opostos. Enquanto a abordagem da primeira pode ser considerada internalista, a do segundo é externalista. Quanto ao regime de representação do autor personagem, observou-se que a sua presença e sua ausência ocorrem em paralelismo à projeção do contínuo sobre o descontínuo; no presente da vida que sintetiza o nascimento e a morte como as duas polêmicas por onde se modalizam as transformações do sujeito em construção.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBajadopt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.subjectSemiótica Plásticapt_BR
dc.subjectEstruturalismopt_BR
dc.subjectDiscurso poéticopt_BR
dc.titleBajado a poética visual no discurso gráfico : diálogo entre a semiótica estruturalista e o design da informaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDOS SANTOS, Geni Pereira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0912167349954305pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis work problematizes the study of the poetic dimension within the field of Information Design; when analyzing the process of signifying the graphic discourse in the works of the Brazilian artist Bajado (1912-1996). The analyzed works belong to the Casa Bajado de Arte collection and the final sample corresponds to the artist's self-representations within this microuniverse. The question that the research tried to answer is based on how the representation regime of Bajado's poetic self is articulated within your work? The objective was to read the artist's works from the dialogue between Structuralist Semiotics and Information Design, believing in the hypothesis that the ontological similarity between the concepts of plastic formants and graphic variables would solve the problem of analysis of poetic discourse in Information Design. The procedure used was the generative analysis of the semantic structure and the main method was the comparative. As a result, it was found that plastic formants and graphic variables can be considered similar, but epistemologically structuralist Semiotics and Information Design go in opposite directions. While the former's approach can be considered internalist, the latter's is externalist. As for the representation regime of the character author, it was observed that if his presence and absence occur in parallel, the projection of the continuum on the discontinuous; in the present of life that synthesizes birth and death as the two polemics through which the transformations of the subject under construction are modalized.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8907498472664910pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafa Santana de Souza.pdf14,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons