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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42281

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas de Souza-
dc.contributor.authorSOUZA, Rayane da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-16T19:07:15Z-
dc.date.available2021-12-16T19:07:15Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.date.submitted2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42281-
dc.description.abstractA Educação Física é a ciência que estuda o movimento do corpo, com o objetivo de estimular, vivenciar e desenvolver capacidades cognitivas, afetivas e físicas do indivíduo, além de ser um instrumento pedagógico e eficaz. Aprendizagem motora, psicomotricidade, cognição, lateralidade e tudo que envolva aquisição de habilidades, e/ou execução de movimentos estão correlacionados diretamente com a educação física, pois é através da mesma que se adquire a consciência corporal. Quando a criança se encontra na fase da iniciação esportiva, mas não teve experiências ricas de aprendizagem motora, pode ter o seu desenvolvimento motor comprometido e vir a apresentar dificuldades de aprendizagem devido aos distúrbios ou transtornos durante o seu processo. Os distúrbios de lateralidade e os problemas de aprendizagem escolar podem estar relacionados. Esses se classificam em: dislexia, disortografia e discalculia. O objetivo deste estudo é identificar possíveis distúrbios relacionados à Lateralidade que derivam da falta de vivência (estímulos) nas aulas de educação física e relacionar ao desenvolvimento motor. O referido estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura, onde foram verificadas semelhanças e diferenças nas definições sobre os distúrbios relacionados a aprendizagem, encontradas com base nos estudos publicados entre os anos de 2005 e 2019. É por meio da lateralidade que o indivíduo se situa no ambiente, manifestando-se através das experiências vividas. A educação física desempenha um papel de relevante importância durante toda a vida e principalmente na fase escolar das crianças, sendo assim seu corpo se torna seu principal instrumento de autoconhecimento. Assim conclui-se que, a falta de prática nas aulas de educação física principalmente na fase educação infantil acarreta em um fraco desenvolvimento motor que não foi estimulado como deveria ser, e isso, venha interferir negativamente na vida pessoal e escolar, além de possivelmente não proporcionar experiências afetivas positivas nessas crianças.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLateralidade funcionalpt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectTranstornos das habilidades motoraspt_BR
dc.titleO trabalho do profissional da educação física no desenvolvimento da lateralidade em escolarespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxPhysucal Education is Science that studies the movement of the body, winth aim of stimulating, experiencing and developing the individual’s cognitive, affective and physical capacites, in addition to being na effective and pedagogical instrument. Motor learnig, laterality and everything that involves skill acquisition, and/or execution of movents are directly correlated with physical education, because it is through it that body awareness is acquired. When the chid is in the sport initiation phase, but has not had rich motor development may be compromised and they may presente learning difficulties due to disorders or disorders during their process. Laterality disorders and school learning problems may be related. These are classified into: dyslexia, dysortography and dyscalculia. The aim of this study is to identify possible disorders related to laterality that result from lack of experience (stimuli) in physical education classes and relate to motor development. This study is characterized as a literature review, where similarities and diferences in the definitions of learning- related disorders were foun, foun based on studies published between the years 2005 and 2019. It is through laterality that the individual situates himself in the environment, manifesting himself trough the lived experiences. Physical education plays na importante role throughout life and especially in the school phase of children, so their body becomes their main instrumento of self-knowledge. Thus, it is conclued that the lack of practice in physical education classes, mainly in the early childhood stage, leads to a weak motor development that was not stimulated as it should be, and taht, will interfere negatively in personal and school life, besides possibly not provide positive affective experiences in these children.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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