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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMaria de Oliveira Melo, Márciapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Kátia Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:27Z-
dc.date.available2014-06-12T17:20:27Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationSilva Cunha, Kátia; Maria de Oliveira Melo, Márcia. A formação continuada Stricto Sensu: sentidos constuídos pelos docentes do ensino superior privado face às exigências legais. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4214-
dc.description.abstractEssa pesquisa sobre a Formação Continuada Stricto Sensu: sentidos construídos pelos docentes do ensino superior privado face às exigências legais, tem como objetivo compreender os sentidos que os professores da educação superior, no âmbito do ensino privado, estabelecem sobre a formação do docente em cursos de pós-graduação stricto sensu. Essa temática se insere no debate sobre a formação do professor presente nas produções nacionais e estrangeiras como, Cunha, 1998; Pimenta, 1999; Pimenta e Anastasiou, 2002; Zabalza, 2004; Nóvoa, 1995; Cachapuz, 2002; entre outros. Para tanto estabelecemos como percurso teórico-metodológico o referencial da análise do discurso, que apresenta Orlandi, na linha francesa. A escolha por esse instrumento tem relação com nosso objeto de estudo que busca o sentido da formação no discurso que vai além do dito, do explícito; exige uma compreensão do contexto onde este foi produzido e uma desconstrução dos discursos existentes na busca dos sentidos, que estão presentes no silêncio. Como resultados encontramos: o discurso da titulação presente no âmbito oficial legal onde há um silenciamento quanto à identidade profissional, socialmente construída nas práticas que traz uma marca de distinção e de diferenciação profissional em relação a outros grupos profissionais e o discurso da formação, que se materializa como parte do processo de profissionalização na reflexão das práticas sociais e construção dos saberes profissionaispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade Profissional Docentept_BR
dc.subjectTitulaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA formação continuada Stricto Sensu: sentidos constuídos pelos docentes do ensino superior privado face às exigências legaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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