Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42091
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | TEIXEIRA, Silvana Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T18:24:34Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T18:24:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Silvana Aparecida. O ensino e aprendizagem da grandeza volume á luz da teoria da aprendizagem significativa: 6º ano do ensino fundamental – anos finais. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42091 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a utilização de um organizador prévio como um instrumento de ensino e aprendizagem da grandeza volume aos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se deu em uma escola de campo no interior do estado de Pernambuco, em uma turma do 6º ano. O referencial teórico utilizado é na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nas contribuições de Moreira, Novak e Hanesian. Como metodologia qualitativa e quantitativa parte da intervenção e aplicação de questionários que foram vivenciados vários momentos como: aplicação do organizador prévio (conta de água), questionamentos das dúvidas recorrentes (buscar os conhecimentos prévios dos alunos), explanação do conteúdo e aplicação dos questionários (consolidação da aprendizagem). Aplicamos o organizador prévio para os alunos incluindo perguntas norteadoras para a compreensão do mesmo, posteriormente a explanação e aplicação dos questionários. Na análise, percebeu-se que aconteceu o entendimento do conceito da grandeza volume, porém a manipulação dos cálculos para obtenção das medidas das unidades de medidas não obteve êxito. Em suma, podemos considerar que quando se trata de aprendizagem é necessário considerar o tempo como um dos elementos essenciais para que ocorra uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Unidades de medida | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino e aprendizagem da grandeza volume á luz da teoria da aprendizagem significativa: 6º ano do ensino fundamental – anos finais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4416027463742426 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigated the use of a previous organizer as an instrument of teaching and learning of volume greatness to the final years of Elementary School. The research was done in a field school in the interior of the state of Pernambuco, in a class of the 6th grade. The theoretical framework used is David Ausubel's Significant Learning Theory and the contributions of Moreira, Novak and Hanesian. As a methodology, it is part of the intervention and application of questionnaires that were experienced several times such as: application of the previous organizer (water invoice), questions of recurrent doubts (search for previous knowledge of students), explanation of content and application of questionnaires). We applied the previous organizer to the students including guiding questions for the understanding of the same, afterwards the explanation and application of the questionnaires. In the analysis, it was noticed that the concept of the volume greatness happened, but the manipulation of the calculations to obtain the measures of the units of measurements was not successful. In short, we can consider that when it comes to learning it is necessary to consider time as one of the essential elements for meaningful learning to occur. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0903450040992380 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TEIXEIRA, Silvana Aparecida.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons