Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42091

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Silvana Aparecida-
dc.date.accessioned2021-12-10T18:24:34Z-
dc.date.available2021-12-10T18:24:34Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Silvana Aparecida. O ensino e aprendizagem da grandeza volume á luz da teoria da aprendizagem significativa: 6º ano do ensino fundamental – anos finais. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42091-
dc.description.abstractEste trabalho investigou a utilização de um organizador prévio como um instrumento de ensino e aprendizagem da grandeza volume aos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se deu em uma escola de campo no interior do estado de Pernambuco, em uma turma do 6º ano. O referencial teórico utilizado é na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nas contribuições de Moreira, Novak e Hanesian. Como metodologia qualitativa e quantitativa parte da intervenção e aplicação de questionários que foram vivenciados vários momentos como: aplicação do organizador prévio (conta de água), questionamentos das dúvidas recorrentes (buscar os conhecimentos prévios dos alunos), explanação do conteúdo e aplicação dos questionários (consolidação da aprendizagem). Aplicamos o organizador prévio para os alunos incluindo perguntas norteadoras para a compreensão do mesmo, posteriormente a explanação e aplicação dos questionários. Na análise, percebeu-se que aconteceu o entendimento do conceito da grandeza volume, porém a manipulação dos cálculos para obtenção das medidas das unidades de medidas não obteve êxito. Em suma, podemos considerar que quando se trata de aprendizagem é necessário considerar o tempo como um dos elementos essenciais para que ocorra uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectUnidades de medidapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem da grandeza volume á luz da teoria da aprendizagem significativa: 6º ano do ensino fundamental – anos finais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4416027463742426pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxThis work investigated the use of a previous organizer as an instrument of teaching and learning of volume greatness to the final years of Elementary School. The research was done in a field school in the interior of the state of Pernambuco, in a class of the 6th grade. The theoretical framework used is David Ausubel's Significant Learning Theory and the contributions of Moreira, Novak and Hanesian. As a methodology, it is part of the intervention and application of questionnaires that were experienced several times such as: application of the previous organizer (water invoice), questions of recurrent doubts (search for previous knowledge of students), explanation of content and application of questionnaires). We applied the previous organizer to the students including guiding questions for the understanding of the same, afterwards the explanation and application of the questionnaires. In the analysis, it was noticed that the concept of the volume greatness happened, but the manipulation of the calculations to obtain the measures of the units of measurements was not successful. In short, we can consider that when it comes to learning it is necessary to consider time as one of the essential elements for meaningful learning to occur.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0903450040992380pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TEIXEIRA, Silvana Aparecida.pdf1,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons