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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42087

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Heitor Costa Lima da-
dc.contributor.authorLEITÃO, Ana Célia Souza de Sá-
dc.date.accessioned2021-12-10T14:07:48Z-
dc.date.available2021-12-10T14:07:48Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationLEITÃO, Ana Célia Souza de Sá. Notícia e conteúdo expandido: a informação colaborativa nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42087-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa os processos de construção e difusão da notícia no Facebook, além da rearticulação e da expansão da informação em páginas de veículos de comunicação nesta plataforma de rede social, considerando as dinâmicas interativas e participativas entre jornalismo e público. A problematização vincula-se às rearticulações da notícia e à ampliação social das informações, levando-se em conta o trabalho do jornalista e a contribuição do usuário do Facebook. O percurso teórico do estudo aborda a produção cooperativa na internet, o jornalismo digital e a notícia, passando por autores como Alsina (2009), Berger e Luckmann (2004a; 2004b), Bruns (2011), Canavilhas (2007a; 2007b; 2017), Castells (1999a; 1999b; 2015), Christofoletti (2017a; 2017b; 2018), Correia (2003; 2008; 2011), D’Ancona (2018), Ferreira (2012; 2018), Habermas (1997; 2002; 2003), Jenkins (2009), Jenkins, Green e Ford (2014), Lévy (1993; 1996; 2011), Palacios (2003; 2017; 2019), Pariser (2012), Pavlik (2001; 2014; 2020), Primo (2007; 2011), Recuero (2011; 2014a; 2014b), Silva (2005; 2018), Traquina (2008), Wolf (2008), entre outros. O corpus de pesquisa é composto por conteúdos sobre as Eleições 2018 em Pernambuco, publicados nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook. Os dados foram avaliados à luz da análise de conteúdo em perspectiva qualitativa, considerando os ensinamentos de Bardin (1988), Bauer (2002) e Herscovitz (2010). Foram identificadas cinco categorias de análise, que remetem à relação entre jornalismo e público, à forma do conjunto informativo e à fluidez do ciberespaço. São elas: Reposicionamento do Público; Redes Informativas entre Jornalismo e Público; Reordenamentos Textual e Espacial da Informação; Atributos On-Line como Meios de Extensão da Narrativa Digital; Dinamismo da Informação. Os resultados mostram que a notícia se torna fragmentada, hipermidiática, não linear, multimidiática, multidirecional e colaborativa. Ela associa o conteúdo profissional (reordenado em sua estrutura e em sua dinâmica) ao conteúdo expandido (material e valores oriundos do público) no ambiente social da página ou ambiente expandido da informação (espaço interativo da fanpage vinculado física e socialmente à notícia). Numa concepção ampliada, a informação é traduzida na notícia profissional, produzida nas redações, e no conteúdo expandido, gerado pelo público na área interativa das postagens via reações, comentários e compartilhamentos. Juntos, todos os elementos compõem o conjunto informativo no ambiente relacional do Facebook.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismo Digitalpt_BR
dc.subjectNotícia e Conteúdo Expandidopt_BR
dc.subjectProdução Colaborativapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectRedes Sociais na Internetpt_BR
dc.titleNotícia e conteúdo expandido : a informação colaborativa nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebookpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5499886015532508pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1393227099374469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the processes of construction and diffusion of news on Facebook, in addition to the re-articulation and expansion of information on pages of media vehicles on this social network platform, considering the interactive and participatory dynamics between journalism and the public. The problematization is linked to rearticulations of the news and the social expansion of information, taking into account the work of the journalist and the contribution of the Facebook user. The theoretical path of the study addresses cooperative production on the internet, digital journalism and news, including authors such as Alsina (2009), Berger and Luckmann (2004a; 2004b), Bruns (2011), Canavilhas (2007a; 2007b; 2017), Castells (1999a; 1999b; 2015), Christofoletti (2017a; 2017b; 2018), Correia (2003; 2008; 2011), D'Ancona (2018), Ferreira (2012; 2018), Habermas (1997; 2002; 2003), Jenkins (2009), Jenkins, Green and Ford (2014), Lévy (1993; 1996; 2011), Palacios (2003; 2017; 2019), Pariser (2012), Pavlik (2001; 2014; 2020), Primo (2007; 2011), Recuero (2011; 2014a; 2014b), Silva (2005; 2018), Traquina (2008), Wolf (2008), among others. The research corpus consists of content about the 2018 Elections in Pernambuco, published on the pages of Diario de Pernambuco and NE10 on Facebook. Data were evaluated in the light of content analysis in a qualitative perspective, considering the teachings of Bardin (1988), Bauer (2002) and Herscovitz (2010). Five categories of analysis were identified, which refer to the relationship between journalism and the public, the form of the information set and the fluidity of cyberspace. They are: Repositioning of the Public; Information Networks Between Journalism and the Public; Textual and Spatial Reordering of Information; Online Attributes as a Means of Extension of the Digital Narrative; Dynamism of Information. The results show that the news becomes fragmented, hypermediatic, non-linear, multimedia, multidirectional and collaborative. It associates the professional content (reordered in its structure and dynamics) with the expanded content (material and values from the public) in the social environment of the page or expanded environment of the information (interactive space of the fanpage physically and socially linked to the news). In an amplified conception, information is translated into professional news, produced in newsrooms, and into expanded content, generated by the public in the interactive area of posts via reactions, comments and shares. Together, all the elements form the information set in the relational environment of Facebook.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

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