Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42083

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA FILHO, Paulo Carneiro da-
dc.contributor.authorLIRA, Jaíne Cintra-
dc.date.accessioned2021-12-10T13:16:45Z-
dc.date.available2021-12-10T13:16:45Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationLIRA, Jaíne Cintra. O Nordeste em segundos: as aberturas de telenovelas da TV Globo (1989-1999). 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42083-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga como o design pode perpetuar conceitos e ideias sobre povos ou indivíduos. No cenário atual, muito tem-se discutido sobre o papel político do design e suas possíveis articulações simbólicas. Tomamos o caso das aberturas de telenovelas da TV Globo para achar padrões de representações sobre o Nordeste brasileiro que existem até hoje. O período analisado está inserido no momento em que houve a abertura democrática no país, 1989, até um pouco antes da disseminação da internet dos anos 2000. Três obras foram selecionadas: Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992) e A Indomada (1997), de autoria de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, formam uma trilogia que apresentou a região com um persistente realismo fantástico. Foram inovadoras em suas aberturas em um momento chave da história da computação gráfica e do motion graphic design no Brasil. Buscamos delinear (1) a história do motion graphic design no cinema e na TV brasileira, (2) apresentamos os processos de criação da equipe de arte da emissora na época analisada e como o Nordeste costuma ser ilustrado visualmente, (3) definimos o corpus analítico e os aspectos metodológicos utilizados para a criação de uma ferramenta que auxiliasse às análises e (4) discutimos cada uma das aberturas levando em consideração o momento em que foram exibidas e o contexto da indústria de efeitos visuais e motion graphic design no cinema e, por conseguinte, na TV Globo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectAberturaspt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectEfeitos visuais (VFX)pt_BR
dc.subjectMotion graphic designpt_BR
dc.subjectTV Globopt_BR
dc.titleO Nordeste em segundos : as aberturas de telenovelas da TV Globo (1989-1999)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2159610523122258pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9871981994349128pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates how design can perpetuate concepts and ideas about people or individuals. Currently, much has been discussed about the political role of design and its possible symbolic articulations. We take the case of TV Globo’s telenovelas (soap operas) to find patterns of representations about the Brazilian Northeast that still exist today. The analyzed period comprises the time in-between Brazil’s democratic opening, 1989, and just before dissemination of the internet access in the 2000s. Three works were selected: Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992) and A Indomada ( 1997), all written by Aguinaldo Silva and Ricardo Linhares, which form a trilogy that presented the Brazilian Northeast under a persistent fantastic realism. All three soap operas’ openings were innovative in a key moment in the history of computer graphics and motion graphic design in Brazil. In this sense, we seek to outline (1) the history of motion graphic design in cinema and Brazilian TV, (2) the creation processes of the station’s art team in charge of the openings and how the Northeast is usually illustrated visually, (3) the definition of the analytical corpus and the methodological aspects used to create a tool that would assist the analysis and (4) the discussion about each of the openings, taking into account the moment in which it was shown and the context of visual effects and motion graphic design industry in cinema and, therefore, on TV Globo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jaíne Cintra Lira.pdf4,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons