Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42030

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Monaliza de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Mariana Zeferino dos-
dc.date.accessioned2021-12-09T14:23:41Z-
dc.date.available2021-12-09T14:23:41Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.date.submitted2021-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Zeferino dos. O dinamismo do comércio internacional do Brasil e da China entre 1990 e 2017: um recorte para o setor de têxteis e confecções. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42030-
dc.description.abstractEm um mundo cada vez mais globalizado, o aumento da competitividade é considerado um objetivo a ser constantemente perseguido. Nesse contexto, a indústria têxtil e de confecções se destaca no Brasil por ser o 2º maior empregador da indústria de transformação, além de ter a China como líder global e principal concorrente do setor. A fim de explorar essa conjuntura, o objetivo do trabalho foi analisar o dinamismo do comércio internacional do Brasil e da China entre os anos de 1990 e 2017. Especificamente, buscou-se desenvolver a matriz de competitividade, desenvolvida originalmente por Fajnzylber e Mandeng, usando como base os mercados Mundo e Mercosul. Para isso, a base de dados utilizada foi o TradeCAN, aplicação que implementa a metodologia de análise competitiva apresentada pelos autores supracitados. Os resultados demonstraram que no setor têxtil e de confecções, o Brasil perdeu espaço de mercado; enquanto a China o ganhou. Isso reflete que o aumento das importações de produtos têxteis e de confecções chineses levou a uma desestruturação da cadeia produtiva do setor e a uma diminuição da importância dele para a indústria nacional, principalmente para as exportações brasileiras voltadas para o Mercosul. Por fim, fica claro a necessidade de políticas governamentais de fomento à internacionalização e ao comércio exterior para se alcançar melhores resultados no setor.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectConcorrência – Chinapt_BR
dc.subjectIndústria têxtilpt_BR
dc.titleO dinamismo do comércio internacional do Brasil e da China entre 1990 e 2017: um recorte para o setor de têxteis e confecções.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2279506101517086pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080044005976853pt_BR
dc.description.abstractxIn an increasingly globalized world, increasing competitiveness is considered a goal to be constantly pursued. In this context, the textile and apparel industry stand out in Brazil for being the 2nd largest employer in the manufacturing industry, in addition to having China as the global leader and main competitor in the sector. In order to exploit this situation, the objective of this work was to analyze the dynamism of international trade between Brazil and China between 1990 and 2017. Specifically, we attempted to develop the competitiveness matrix, originally developed by Fajnzylber and Mandeng, using as the basis of the World and Mercosur markets. For this, the database used was TradeCAN, an application that implements the competitive analysis methodology presented by the aforementioned authors. The results showed that in the textile and garment sector, Brazil lost market space; while China won it. This reflects that the increase in imports of Chinese textiles and garment has led to a de-structuring of the productive chain of the sector and a decrease in the importance of it for domestic industry, mainly for Brazilian exports to the Mercosur. Finally, it is clear the need for government policies to promote internationalization and foreign trade in order to achieve better results in the sector.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Mariana Zeferino dos.pdf591,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons