Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4203
Título: Educação de papel: impressos protestantes educando mulheres
Autor(es): SILVA, Sandra Cristina da
Palavras-chave: Educação feminina;Imprensa protestante;Educação protestante
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cristina da Silva, Sandra; Barroso Filho, Geraldo. Educação de papel: impressos protestantes educando mulheres. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Identifica a existência de um ambiente educativo usado pelos protestantes a fim de se firmarem como uma opção viável de educação na sociedade brasileira - e como referência para as mulheres - além das escolas: os impressos. Analisa o modo de educar protestante voltado para as mulheres na década de 1920, tomando como espaço privilegiado os prospectos e os jornais. Lança um olhar mais aguçado para os jornais confessionais Norte Evangélico e A Voz do Agnes (de orientação presbiteriana) e o Correio Doutrinal (de orientação batista), além dos prospectos (do Colégio Evangélico Agnes Erskine e do Colégio Americano Batista) que ajudavam a forjar um tipo de mulher e rechaçar outros. Foca seu interesse na década de 1920 por ser este um momento histórico marcado por mudanças significativas em várias esferas da sociedade - e que moldaram alguns comportamentos ainda em voga na sociedade atual. A proposta deste trabalho é identificar e analisar como um setor minoritário da sociedade cristã não-papista os protestantes - ainda em busca de uma auto-afirmação concebeu modos de educar voltados para as mulheres
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4203
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3402_1.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.