Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Marcelo Farias | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Pedro Tavares da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T19:33:01Z | - |
dc.date.available | 2021-12-06T19:33:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processos de criação | pt_BR |
dc.subject | Autopoiesis | pt_BR |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.title | À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8957533189226367 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6084145430475487 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research focuses on the theoretical reflection about artmaking as a process of self- knowledge. For such, the concept of autopoiesis, proposed by Humberto Maturana (2001) and Francisco Varela (2001), is used to consider the process of genesis in the visual arts. The objective is to discuss parameters of self-development that promote dialogue between the frontiers of art and life. To map this complex territory, this work is developed through a path, a proper route, from the outside to the inside. The aim is to observe the relationship between subject and object in its various interactions: representational, phenomenological and intrapersonal. These interactions waver between the ontological and the ontic, for they are manifestations that constantly change territory. Faced with this, it is between that which manifests and that which is manifested that lay the addressed subject: the artistic and autopoiesis that stand out in life. This poetic-investigative path - called a course of navigation - is separated by islands, which will be visited throughout the dissertation, for all textual architecture was conceived as a maritime universe’s poetic structures, the techniques of which are used as resources to also present a formalist approach. That is to say, all navigation through the scientific seas will be conducted by the methodology of Visual Poetics, whose instances comprise the way in which this work is proposed, using Poietics (PASSERON, 2004) as the main source. In synthesis, the subject-object relationship in artistic manifestations, the discovery and use of autopoiesis as an operational concept and most of all self-knowledge, are the foundation of the work’s conceptual architecture. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons