Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41969

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Jussara de Almeida-
dc.date.accessioned2021-12-06T18:08:36Z-
dc.date.available2021-12-06T18:08:36Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2021-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Jussara de Almeida. Uso das tecnologias da informação e comunicação por professores de matemática do ensino médio do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41969-
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida no quadro do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática teve por objetivo investigar os tipos de uso que professores do Ensino Médio de escolas estaduais localizadas em um município do Agreste de Pernambuco fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de Matemática. Para tanto, tomamos como referência os resultados de estudos realizados sobre o Ensino de Matemática e a Educação Tecnológica. Os três professores que ensinam Matemática no Ensino Médio em duas escolas públicas responderam a um questionário que versou sobre o perfil de formação e de experiência dos professores, bem como a uma entrevista semiestruturada que versou, em específico, sobre os tipos de uso que os professores fazem das TIC. Os resultados da pesquisa mostram que os professores fazem uso das TIC tanto no momento do planejamento quanto na realização das aulas de Matemática. A utilização da rede de internet, aplicativos como o WhatsApp e softwares como o Geogebra e o Winplot estão entre os recursos mais citados pelos professores. Para eles,o uso destes recursos auxiliatanto no processo de ensino quanto na aprendizagem de Matemática dos seus alunos.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação por professores de matemática do ensino médio do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6145519765477544pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.description.abstractxThe research developed in the framework of the Work of Completion of the Degree in Mathematics had the objective of investigating the types of use that high school teachers of state schools located in a municipality of the Agreste of Pernambuco do with Information and Communication Technologies (ICT) in the Math classes. Therefore, we take as reference the results of studies carried out on Mathematics Teaching and Technological Education. The three teachers who teach Mathematics in High School in two public schools answered a questionnaire that dealt with the profile of training and experience of the teachers, as well as a semi-structured interview that focused specifically on the types of use that teachers do of ICT. The results of the research show that teachers make use of ICT both at the time of planning and in the accomplishment of the Mathematics classes. The use of the internet network, applications such as WhatsApp and softwares such as Geogebra and Winplot are among the features most cited by teachers. For them, the use of these resources helps both the teaching and the mathematics learning process of their students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Jussara de Almeida.pdf521,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons