Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41969
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Jussara de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T18:08:36Z | - |
dc.date.available | 2021-12-06T18:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Jussara de Almeida. Uso das tecnologias da informação e comunicação por professores de matemática do ensino médio do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41969 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida no quadro do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática teve por objetivo investigar os tipos de uso que professores do Ensino Médio de escolas estaduais localizadas em um município do Agreste de Pernambuco fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de Matemática. Para tanto, tomamos como referência os resultados de estudos realizados sobre o Ensino de Matemática e a Educação Tecnológica. Os três professores que ensinam Matemática no Ensino Médio em duas escolas públicas responderam a um questionário que versou sobre o perfil de formação e de experiência dos professores, bem como a uma entrevista semiestruturada que versou, em específico, sobre os tipos de uso que os professores fazem das TIC. Os resultados da pesquisa mostram que os professores fazem uso das TIC tanto no momento do planejamento quanto na realização das aulas de Matemática. A utilização da rede de internet, aplicativos como o WhatsApp e softwares como o Geogebra e o Winplot estão entre os recursos mais citados pelos professores. Para eles,o uso destes recursos auxiliatanto no processo de ensino quanto na aprendizagem de Matemática dos seus alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Uso das tecnologias da informação e comunicação por professores de matemática do ensino médio do agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6145519765477544 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research developed in the framework of the Work of Completion of the Degree in Mathematics had the objective of investigating the types of use that high school teachers of state schools located in a municipality of the Agreste of Pernambuco do with Information and Communication Technologies (ICT) in the Math classes. Therefore, we take as reference the results of studies carried out on Mathematics Teaching and Technological Education. The three teachers who teach Mathematics in High School in two public schools answered a questionnaire that dealt with the profile of training and experience of the teachers, as well as a semi-structured interview that focused specifically on the types of use that teachers do of ICT. The results of the research show that teachers make use of ICT both at the time of planning and in the accomplishment of the Mathematics classes. The use of the internet network, applications such as WhatsApp and softwares such as Geogebra and Winplot are among the features most cited by teachers. For them, the use of these resources helps both the teaching and the mathematics learning process of their students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Jussara de Almeida.pdf | 521,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons