Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41854

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA FILHO, Jose Gilson de Almeida-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Márcio Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-30T18:26:50Z-
dc.date.available2021-11-30T18:26:50Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Márcio Pereira. Análise da maturidade em planejamento estratégico de SI/TI em institutos federais de ensino com base no MMPE-SI/TI (Gov). 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41854-
dc.description.abstractO Planejamento estratégico de Tecnologia da Informação é um importante instrumento de gestão que as organizações possuem para definir como a Tecnologia da Informação vai auxiliar no atingimento dos objetivos do negócio e, consequentemente, obter vantagem competitiva. O presente estudo tem por objetivo investigar qual a situação das organizações públicas brasileiras pertencentes a Administração Pública Federal, mais precisamente, os Institutos Federais de Ensino em relação à maturidade em Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação e, para tal, foi utilizado o método de avaliação proposto no Modelo de Maturidade em Planejamento Estratégico de SI/TI - MMPESI/TI (Gov). Sob tal perspectiva, utilizou-se de procedimentos metodológicos como a revisão bibliográfica, análise documental e o levantamento, do qual participaram 11 instituições, e, além disso, este estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa-quantativa. A situação encontrada é bastante critica, uma vez que a maior parte dos participantes, cerca de 75% sequer obtiveram o nível mais básico de maturidade definido no modelo que é o “Inicial / ad hoc”. A partir deste resultado, conclui-se que é fundamental que as instituições aqui analisadas escolham um modelo de gestão de tecnologia da informação, apliquem-no, e realizem o permanente acompanhamento do que foi planejado. A fim de obter melhores resultados quanto ao uso dos recursos de tecnologia da informação para atingir seus objetivos de negócio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectSistema de Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectModelos de maturidadept_BR
dc.subjectAdministração Pública Federalpt_BR
dc.titleAnálise da maturidade em planejamento estratégico de SI/TI em institutos federais de ensino com base no MMPE-SI/TI (Gov)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5892920518936272pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7220811019296480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxStrategic Information Technology Planning is an important management tool that organizations have to define how Information Technology will assist in achieving business objectives and, consequently, obtain a competitive advantage. The present study aims to investigate the situation of Brazilian public organizations belonging to the Federal Public Administration, more precisely, the Federal Education Institutes concerning the maturity in Strategic Planning of Information Systems / Information Technology and, for this, it was used the evaluation method proposed in the SI / TI Strategic Planning Maturity Model - MMPE-SI / TI (Gov). From this perspective, methodological procedures were used, such as bibliographic review, document analysis and case survey, in which 11 institutions participated, and, in addition, this study is characterized as a qualitative and quantitative approach. The situation found is quite critical, since most of the participants, about 75% did not even reach the most basic level of maturity defined in the model that is the “Initial/ad hoc”. From this result, it is concluded that it is essential that the institutions analyzed here choose an information technology management model, apply it, and permanently monitor what was planned, in order to obtain better results regarding the use of information technology resources to achieve its business objectives.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcio Pereira Gonçalves.pdf11,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons