Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41805

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Glaudionor Gomes-
dc.contributor.authorTAVARES, Thayze Elizabeth de Lima-
dc.date.accessioned2021-11-24T09:43:35Z-
dc.date.available2021-11-24T09:43:35Z-
dc.date.issued2016-08-11-
dc.date.submitted2021-11-24-
dc.identifier.citationTAVARES, Thayze Elizabeth de Lima. Carga tributária e alocação do gasto público: análise comparativa dos municípios de Bezerros e Bonito no período 2013-2015. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41805-
dc.description.abstractEsta monografia tem o propósito de avaliar e discutir a alocação do gasto público brasileiro, focando a análise em dois municípios situados no agreste pernambucano: Bezerros e Bonito, no triênio de 2013 a 2015. Considerando a natureza regressiva da carga tributária brasileira, que contribui para a concentração de renda e para as desigualdades sociais existentes, observa-se que a composição da carga tributária deve ser consolidada de forma que a população mais rica pague impostos mais altos, a fim de que se torne progressiva. O marco teórico foi fundamentado principalmente na avaliação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, que serviram de respaldo para as mudanças ocorridas na regulamentação da obtenção e redistribuição das receitas, objetivando a firmação do federalismo fiscal. Os resultados da análise comparativa dos balancetes consolidados das receitas e despesas dos municípios pernambucanos de Bezerros e Bonito demonstram que a cidade de Bezerros, em todos os anos analisados, teve uma arrecadação maior com os impostos que incidem sobre o patrimônio e a renda, ou seja, impostos diretos, que podem ser considerados menos regressivos. Porém, o município aumentou consideravelmente a arrecadação tributária no período, já a cidade de Bonito diminuiu o valor arrecadado de 2014 para 2015. Nos dois municípios observa-se que a parcela da execução orçamentária voltada para investimentos é baixa, principalmente se comparada com o que se gasta com pessoal e encargos sociais.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica tributáriapt_BR
dc.subjectImpostos - Arrecadaçãopt_BR
dc.subjectDespesa pública - Política governamentalpt_BR
dc.subjectTributos - Bezerros (PE)pt_BR
dc.subjectTributos - Bonito (PE)pt_BR
dc.titleCarga tributária e alocação do gasto público: análise comparativa dos municípios de Bezerros e Bonito no período 2013-2015.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3288228720555779pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2693815482388298pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to measure and discuss the Brazilian public spending allocation, focusing on the analysis of two municipalities situated in Agreste of Pernambuco: Bezerros and Bonito city, in three years from 2013 to 2015. Considering the regressive nature of the Brazilian tax burden, which contributes to the concentration of income and the social inequalities, it's observed that composition of the tax burden should be consolidated in order to rich people pay higher taxes, so that it becomes progressive. The theoretical framework was based mainly on the evaluation of the Constitution of the Federative Republic of Brazil in 1988 and the Fiscal Responsibility Law, which support for the changes in the regulation of collection and income redistribution, aiming at affirmation of fiscal federalism. The comparative analysis results of the consolidated balance sheets of revenue and expenditure of the Pernambuco municipalities, Bezerros and Bonito, show that the city of Bezerros in each year analyzed, had a higher revenue with taxes on the assets and income, in other words, direct taxes, that may be considered less regressive. However, the municipality greatly increased tax revenues in the period, and Bonito city decreased the amount collected from 2014 to 2015. In both towns is observed that the share of budget execution focused on investments is low, especially compared with that is spent on personnel and social charges.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAVARES, Thayze Elizabeth de Lima.pdf296,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons