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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41752
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Maísa Mendonça | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Maria do Livramento Mamede | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T12:38:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T12:38:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Maria do Livramento Mamede. Modelo ARIMA para previsão de geração de chumbo secundário a partir de baterias de motocicletas no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41752 | - |
dc.description.abstract | Na atualidade o consumo desenfreado dos recursos naturais aumenta a emissão de resíduos poluentes no planeta e evidencia a escassez de recursos. Em se tratando especificamente de chumbo, o Brasil, por sua vez, não produz chumbo primário, tendo a necessidade de importar 47% desse material para a utilização na produção industrial. Dessa forma, se torna imprescindível a reciclagem de chumbo, sobretudo no que tange à fabricação de baterias automotivas, uma vez que é um mercado economicamente atrativo para as indústrias do ramo. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo realizar a previsão do potencial de recuperação de chumbo secundário de baterias de motocicletas no Brasil, uma vez que, é considerado a segunda maior categoria de automóveis no país, de modo a proporcionar estratégias para a tomada de decisão e a mitigação do impacto global desse resíduo no meio ambiente. Para tal, aplicou-se um modelo de previsão alicerçado na metodologia ARIMA, com dados de entradas retirados de plataformas setoriais brasileiras, onde realizou-se analises de decomposição do comportamento dos dados ao longo do tempo, dos resíduos e, por fim testes de autocorrelação geral e parcial, Kolmogorov-smirnov e Dickey-Fuller, obtendo-se o modelo SARIMA (3,1,0) (2,0,0)¹² que apresentou uma melhor adequação ao comportamento da série. Os resultados, demonstraram que: a) pelo menos 1% das baterias coletadas tem destino desconhecido ou inadequado; b) o processo de reciclagem tem uma ineficácia de 4,5% de perda de chumbo; c) as previsões da quantidade de chumbo secundário obtidas pelo modelo de previsão foram de 89.972.842,08 milhões de toneladas entre 2021 a 2030. Além disso, realizou-se uma análise acerca da importância do chumbo secundário para a economia e os perigos da reciclagem ilegal. Portanto, o estudo poderá auxiliar em diversas alternativas para o gerenciamento adequado da coleta, descarte e reciclagem de chumbo, fornecendo ao governo brasileiro direção para desenvolvimento de novas políticas relacionadas a reciclagem de chumbo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Previsão | pt_BR |
dc.subject | Chumbo | pt_BR |
dc.subject | Metais - Reaproveitamento – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Resíduos de metal – Brasil | pt_BR |
dc.title | Modelo ARIMA para previsão de geração de chumbo secundário a partir de baterias de motocicletas no Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2045810723587545 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1719660651640802 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | Currently, the unrestrained consumption of natural resources increases the emission of polluting waste on the planet and highlights the scarcity of resources. When it comes specifically to lead, Brazil, in turn, does not produce primary lead, having the need to import 47% of this material for use in industrial production. Thus, lead recycling becomes essential, especially with regard to the manufacture of automotive batteries, since it is an economically attractive market for industries in the field. Therefore, this study aims to predict the potential for recovery of secondary lead from motorcycle batteries in Brazil, since it is considered the second largest category of automobiles in the country, in order to provide strategies for taking decision and mitigation of the global impact of this waste on the environment. To this end, a forecasting model based on the ARIMA methodology was applied, with input data taken from Brazilian sectorial platforms, where analysis of the decomposition of the behavior of the data over time, of the residuals and, finally, autocorrelation tests were carried out. general and partial, Kolmogorov-smirnov and Dickey-Fuller, obtaining the SARIMA model (3.1.0) (2.0.0)¹² which presented a better adequacy to the behavior of the series. The results showed that: a) at least 1% of the collected batteries have an unknown or inappropriate destination; b) the recycling process has an ineffectiveness of 4.5% of lead loss; c) the predictions of the amount of secondary lead obtained by the forecast model were 89,972,842.08 million tons between 2021 and 2030. In addition, an analysis was carried out on the importance of secondary lead to the economy and the dangers of illegal recycling. Therefore, the study may help in several alternatives for the proper management of lead collection, disposal and recycling, providing the Brazilian government with direction for the development of new policies related to lead recycling. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA |
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