Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41671

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Glória Maria Monteiro de-
dc.contributor.authorSILVA, Edigleisson Alcântara-
dc.date.accessioned2021-11-17T17:26:32Z-
dc.date.available2021-11-17T17:26:32Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Edigleisson Alcântara. A língua me trouxe aqui: trilhas psicanalíticas do bebê na aquisição da linguagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41671-
dc.descriptionSILVA, Edigleisson Alcântara, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ALCÂNTARA, Edigleissonpt_BR
dc.description.abstractSomando esforços para compreender a relação entre sujeito, língua e linguagem, Psicanálise e Linguística chegaram ao manhês: fala particular assumida pelo adulto durante as trocas com o bebê. Uma vez que os processos de constituição psíquica sofrem implicações discursivas, o intento desta pesquisa foi analisar como o bebê se faria reconhecer enquanto sujeito para o adulto, a partir do manhês. O método adotado foi o caso clínico, realizado no interior da pesquisa PREAUT-Brasil, com base no acompanhamento de uma mãe e de um bebê do sexo feminino sob suspeita de macroglossia. Os dados foram analisados segundo subsídios advindos de Freud, Lacan, Dolto e Winnicott. Deles, extraíram-se, respectivamente, os conceitos de narcisismo, pulsão invocante, imagem inconsciente do corpo e transicionalidade. A este conjunto foram incrementadas, ainda, algumas contribuições oferecidas pela Análise do Discurso de linha francesa, particularmente relacionadas às formulações em torno da língua. Tendo como referência esse quadro teórico, a aquisição da linguagem veio a ser concebida como paralelo determinante da constituição do sujeito; ficando entendido que, apesar de contínua, a trajetória linguística do bebê é regida pela articulação de fatores distintos, cuja expressão se acentua num dado momento dessa trajetória. Assim, foram evidenciados na produção linguística mãe-bebê quatro eixos subjetivantes, organizados numa proposta de modelo psicanalítico de aquisição da linguagem: 1) ressonâncias primitivas da língua materna; 2) o manhês e a invocação musical; 3) a transicionalidade da língua; e 4) o narcisismo da fala. Tal modelo foi posto em funcionamento tendo como ponto de partida o material produzido nos encontros com a mãe e o bebê. Constatou-se a colonização do discurso materno pelo discurso do Outro, colonização que ganhava materialidade especialmente no significante “língua”, o qual obrigava a voz da mãe a ceder espaço para as vozes alheias. Devido à suspeita de macroglossia, o investimento na sua filha era ruidoso, pois o manhês utilizado evocava as representações vindas do Outro, mas não invocava o bebê enquanto sujeito. Com o acompanhamento clínico, algo muda: a mãe vislumbra o quanto sua filha é “especial”, isto é, dotada de potencialidades, a ponto de ter sido “escolhida” para fazer parte da pesquisa. Além disso, o Outro, deslocado para a figura do psicólogo, não quer dominar a fala materna, mas, ao contrário, quer escutá-la e, com efeito, dar-lhe voz. A voz da mãe, então, passo a passo é resgatada da confusão polifônica que povoava seu discurso e retoma o seu valor libidinal no investimento da filha. Ao ocupar este lugar, a voz evolui para a condição de pulsão invocante e passa a atuar convocando o bebê a comparecer como sujeito. Esta operação permite que de modo gradativo o manhês ganhe a configuração de espaço transicional, no qual mãe e bebê têm a oportunidade de assumir novas posições enunciativas: ao manipular a língua com o bebê, a mãe, de um lado, pôde ser reinvestida narcisicamente e o bebê, de outro, efetuou o enlace da imagem inconsciente do corpo ao esquema corporal, através de um novo nó significante.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectInconscientept_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleA língua me trouxe aqui : trilhas psicanalíticas do bebê na aquisição da linguagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4780766255751360pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2092610956805007pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxJoining efforts to understand the relationship among subject, language and speech, Psychoanalysis and Linguistics reached the baby talk: The particular talking assumed by the adult during the exchanges with the baby. Since the processes of psychic formation suffer discourse implications, the purpose of this research was to analyze how the baby would make himself recognized as subject to the adult, through baby talk. The method used was the clinical case, based on monitoring of a mother and a female baby on suspicion of macroglossia, conducted within the research PREAUT-Brazil. Data were analyzed according to subsidies arising from Freud, Lacan, Winnicott and Dolto. From them, were extracted, respectively, the concepts of narcissism, invocatory drive, unconscious body image and transitionality. To this set were also added some contributions offered by the French Discourse Analysis, particularly related to formulations on language. Taking as reference this theoretical framework, the acquisition of language came to be seen as a determining parallel in the subject’s constitution; being important to understand that, although continuous, the baby’s linguistic trajectory is governed by the articulation of different factors, whose expression is enhanced in a given moment of the process. Thus, four subjectivizing axes were evidenced in mother-infant language production, and organized in a proposed psychoanalytic model of language acquisition: 1) primitive resonances of the mother tongue; 2) baby talk and the musical invocation; 3) language transitionality; and 4) the narcissism in speech. This model was put into operation taking as its starting point the material produced in the meetings with the mother and her baby. It was found the colonization of maternal speech by the discourse of the Other, a colonization that earned materiality especially in the significant “language”, which forced the mother’s voice to make room for other people’s voices. Due to suspicion of macroglossia, the investment in her daughter was notable because the baby talk used evoked the representations that come from the Other, but they did not invoked the baby as a subject. After clinical follow-up, something changes: the mother sees how much her daughter is “special”, that is, endowed with potentialities, in such a way she was “chosen” to join the research. In addition, the Other, moved to the psychologist’s figure, does not want to master the mother speech, but, in a different way, he wants to listen to it and, in effect, give her voice. The mother’s voice, then, step by step is rescued from polyphonic confusion that crowded her speech and resumes its libidinal value investment of the daughter. When occupying this place, the voice evolves into the condition of invocatory drive and starts to act calling the baby to appear as a subject. This operation allows that, gradually, the baby talk assumes the space of a transitional setting, in which mother and baby have the opportunity to take on new enunciative positions: manipulating the language with the baby, the mother, on the one hand, could be reinvested narcissistically, and the baby, on the other, made the link between the unconscious image of the body to the body schema, through a significant new node.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edigleisson Alcântara Silva.pdf915,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons