Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4167
Título: O Brasil e a ALCA : uma reflexão analítica dentro do contexto histórico - perspectivas e entraves
Autor(es): Coelho Sobrinho, João
Palavras-chave: Alca; Mercosul
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Coelho Sobrinho, João; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. O Brasil e a ALCA : uma reflexão analítica dentro do contexto histórico - perspectivas e entraves. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é de propor uma reflexão acerca das negociações do bloco econômico ALCA, num contexto histórico, na busca de subsídios que apontem para as perspectivas e os entraves da inserção brasileira nesse mercado. Como objetivos específicos, procura: fazer uma retrospectiva do processo de globalização em geral seus pressupostos, sua realidade, seus desdobramentos; apontar o processo de mundialização brasileiro, enfocando a importância do Mercosul; analisar e discutir o advento da ALCA, propor uma visão prospectiva desse mercado para a América Latina e o Brasil em especial. O Brasil vivencia crise de natureza existencial, refletindo sua inadequação aos signos, códigos e retórica da ideologia mundialmente dominante e desencadeando a busca de uma mais atualizada e consentânea modelagem institucional.O estudo justifica-se, na busca de compreender o conflito entre a soberania dos estados- nacionais e os mandamentos da globalização, quer por um olhar, mesmo ligeiro, sobre o passado, quer à luz de alguns fatos contemporâneos. Desenvolvemos este estudo a partir do método dialético. Tomamos a dialética na concepção de Hegel, que com a sua preocupação com a história, a torna uma descrição prática do progresso cotidiano do mundo. O processo dialético é, por natureza própria, um progresso. Para conhecer realmente a história da globalização no Brasil, é preciso estudá-la em todos os seus aspectos, em todas as suas relações e em todas as suas conexões. Quanto ao delineamento, trata-se de uma pesquisa documental; o material pesquisado foi o conjunto de publicações acerca da globalização, no caso específico da ALCA e suas relações com o Brasil. As publicações foram localizadas nas bibliotecas da Universidade de Pernambuco, nas bibliotecas públicas do Estado, na Internet, em registros estatísticos, documentos e nos meios de comunicação de massa. Esperamos com o estudo mostrar que o conhecimento histórico é perspectivista, ou seja, afasta de si o passado e quer entendê-lo no seu tempo e lugar, mas não assimilá-lo ou reduzi-lo ao presente; é individuante, porque individualizado por dois parâmetros fundamentais o cronológico e o geográfico; pelo material documentário da História e pelos critérios de opção historiográfica na medida em que tende a evidenciar um fato entre os outros, sublinhar-lhe a importância e, portanto, o seu caráter singular e único; é, ainda, seletivo, e, a partir desses resultados, mostrar que a ALCA é apenas um dos cenários possíveis do diálogo da globalização entre brasileiros e norte-americanos cujas agendas bilaterais extensas abrangem interesses conflitantes e metas convergentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4167
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5764_1.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.