Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41642

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Sônia Rebouças da Silva-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Stephanie Natália de Lemos-
dc.date.accessioned2021-11-12T22:35:06Z-
dc.date.available2021-11-12T22:35:06Z-
dc.date.issued2015-10-14-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Stephanie Natália de Lemos. Relações Comerciais entre Brasil e China no período de 2007 a 2014. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41642-
dc.description.abstractCom a intensificação do processo de globalização cada vez mais os países estão abertos para a comercialização, nesse contexto a falta de diversidade na pauta de exportação vem se mostrando um problema significativo. Deixando explicito a falta de competitividade que alguns países passam a apresentar, e o Brasil é um desses países que sofre com a falta de diversidade e baixa competitividade perante seus parceiros comerciais. Tendo em vista esse cenário que o Brasil se encontra este trabalho tem como principal objetivo analisar a competitividade dos produtos exportados pelo Brasil com destino a China nos períodos de 2007 a 2014, essa delimitação foi escolhida, pois a China é o principal comprador e vendedor para o Brasil, o período escolhido é o mais recente possível com os dados existentes. Para poder medir a evolução das exportações fazendo um reconhecimento dos principais produtos do comercio bilatéria entre esses dois países serão utilizados os índices de intensidade do comércio(IIC), índice de vantagem comparativa revelada(VCR), índice de vantagem comparativa revelada simétrica(VCRS) e o índice de orientação do comércio(IOC) cada um dos índices tentando demonstrar as preferências de comercio entre as duas nações. Os resultados obtidos no índice indicam que o Brasil tem uma pauta de exportação restrita a produtos básicos, pois não apresenta vantagem comparativa para outros produtos limitando não só as exportações como a diversificação de mais produtos.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectConcorrência internacional - Exportaçãopt_BR
dc.subjectRelações de troca (Economia)pt_BR
dc.subjectExportação - Brasilpt_BR
dc.titleRelações comerciais entre Brasil e China no período de 2007 a 2014.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9498811525106979pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3012933570669710pt_BR
dc.description.abstractxWith the intensification of the globalization process more and more countries are open to marketing in this context the lack of diversity in the export basket has proven to be a significant problem. Making explicit the lack of competitiveness that some countries start to present, and Brazil is one such country that suffers from a lack of diversity and low competitiveness in its trading partners. Given this backdrop that Brazil is this study is meant to examine the competitiveness of products exported by Brazil bound for China in the period 2007 to 2014, this definition was chosen because China is the main buyer and seller for the Brazil, the chosen period is the latest possible with existing data. In order to measure the evolution of exports making a recognition of major products Bilateria trade between these two countries will use the trade intensity index (IIC), revealed comparative advantage index (VCR), symmetric revealed comparative advantage index (VCRs) and the trade orientation index (IOC) each index trying to demonstrate the trade preferences between the two nations. The results obtained in the index indicate that Brazil has an export basket restricted to basic products, because it has no comparative advantage to other products not only limiting exports as the diversification of more products.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS, Stephanie Natália de Lemos.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons