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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Granja Porto, Zélia | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula Abrahamian de Souza, Ana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:20:07Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:20:07Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Paula Abrahamian de Souza, Ana; Granja Porto, Zélia. Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154 | - |
dc.description.abstract | diferentes forças sociais, literatura acadêmica, situações de sala de aula e entrevistas, buscando apreender como emergem os enunciados sobre as danças populares, as danças cultas e danças da cultura de massa na dança no ensino na Cidade do Recife, tendo como foco central os corpos que dançam. Estes permitiram indicar as condições de emergência dos discursos: sobre como se aprende e se ensina dança; e discursos sobre e para o corpo que dança. Frente aos objetivos traçados, recorremos aos estudos sobre cultura e identidade cultural; às reflexões sobre hibridação cultural e ao diálogo com o conceito de Corpos Híbridos ; dialogamos com a temática da interculturalidade em diferentes autores, o que nos possibilitou tecer pontes para imaginarmos como seria a dança no ensino atravessada por uma perspectiva intercultural de educação. No processo de construção de uma proposta de estudo, partimos da perspectiva pós-moderna, considerando as pesquisas emancipatórias e desconstrutivista, como mais adequadas a esse estudo. Quanto aos procedimentos de análise, nos inspiramos em alguns elementos que compõem a Análise de Discurso Textualmente Orientado (ADTO) proposta por Norman Fairclough (2001). As análises que emergiram do conjunto discursivo analisado demonstram múltiplos discursos com relação a como se aprende e como se ensina dança. Tais discursos nos revelaram também enunciados sobre os corpos que dançam que foram categorizados como corpos abertos e heterogêneos, múltiplos. Evidenciamos também que as situações de ensino e aprendizagem de dança não parecem ser mais unicamente eruditas, ou unicamente massivas, muito menos genuinamente populares: os corpos na dança no ensino convivem na tensão entre hibridação e mestiçagem, o que acarreta a emergência de discursos pelo corpo tomado como instrumento e discursos pelo corpo tomado como sujeitos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança no Ensino | pt_BR |
dc.subject | Hibridação Cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação Intercultural | pt_BR |
dc.title | Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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