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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGranja Porto, Zélia pt_BR
dc.contributor.authorPaula Abrahamian de Souza, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:07Z-
dc.date.available2014-06-12T17:20:07Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationPaula Abrahamian de Souza, Ana; Granja Porto, Zélia. Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154-
dc.description.abstractdiferentes forças sociais, literatura acadêmica, situações de sala de aula e entrevistas, buscando apreender como emergem os enunciados sobre as danças populares, as danças cultas e danças da cultura de massa na dança no ensino na Cidade do Recife, tendo como foco central os corpos que dançam. Estes permitiram indicar as condições de emergência dos discursos: sobre como se aprende e se ensina dança; e discursos sobre e para o corpo que dança. Frente aos objetivos traçados, recorremos aos estudos sobre cultura e identidade cultural; às reflexões sobre hibridação cultural e ao diálogo com o conceito de Corpos Híbridos ; dialogamos com a temática da interculturalidade em diferentes autores, o que nos possibilitou tecer pontes para imaginarmos como seria a dança no ensino atravessada por uma perspectiva intercultural de educação. No processo de construção de uma proposta de estudo, partimos da perspectiva pós-moderna, considerando as pesquisas emancipatórias e desconstrutivista, como mais adequadas a esse estudo. Quanto aos procedimentos de análise, nos inspiramos em alguns elementos que compõem a Análise de Discurso Textualmente Orientado (ADTO) proposta por Norman Fairclough (2001). As análises que emergiram do conjunto discursivo analisado demonstram múltiplos discursos com relação a como se aprende e como se ensina dança. Tais discursos nos revelaram também enunciados sobre os corpos que dançam que foram categorizados como corpos abertos e heterogêneos, múltiplos. Evidenciamos também que as situações de ensino e aprendizagem de dança não parecem ser mais unicamente eruditas, ou unicamente massivas, muito menos genuinamente populares: os corpos na dança no ensino convivem na tensão entre hibridação e mestiçagem, o que acarreta a emergência de discursos pelo corpo tomado como instrumento e discursos pelo corpo tomado como sujeitospt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança no Ensinopt_BR
dc.subjectHibridação Culturalpt_BR
dc.subjectEducação Interculturalpt_BR
dc.titleCorpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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