Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41534

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Giordano Ribeiro Eulalio-
dc.contributor.authorMOREIRA JUNIOR, Luiz Delando Santos-
dc.date.accessioned2021-11-05T17:51:06Z-
dc.date.available2021-11-05T17:51:06Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationMOREIRA JUNIOR, Luiz Delando Santos. Comparando predição de popularidade de Podcast a partir de metadados, conteúdo e características de áudio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41534-
dc.description.abstractPodcasts são uma forma relativamente nova de conteúdo, que vem ganhando cada vez mais popularidade no cenário nacional e mundial. Por exemplo, a Spotify introduziu os podcasts em seu aplicativo e investiu 340 milhões de dólares na compra de produtoras como a Gimlet e a Anchor. Além disso, em 2019, o grupo Globo lançou diversos dos seus programas e telejornais nesse novo formato, feito para o público ouvir quando e onde quiser. Mas, criar podcasts não é uma particularidade desses grandes grupos. Devido à facilidade no processo de produção e publicação, produtores independentes também ocupam uma fatia desse mercado, fazendo com que exista um grande volume de conteúdo sendo produzido diariamente. Segundo a Whitner, em 2020 foi alcançada a marca de 1 milhão de canais ativos e mais de 30 milhões de episódios publicados. Identificar quais são os podcasts com mais chances de sucesso é uma atividade não trivial é extremamente importante, pois essa informação pode ser usada para modificar a forma com que os episódios são exibidos nos aplicativos ou definir investimentos a serem realizados, por exemplo. O objetivo principal deste trabalho é identificar quais caracerísticas apresentam melhor desempenho na predição da popularidade dos episódios. Para isso, construímos uma base com mais de 800 episódios, totalizando mais de 600 horas de podcasts transcritos. Então, comparamos a predição de popularidade dos podcasts utilizando diversas estratégias de aprendizagem de máquina, bem como características de áudio, do conteúdo falado e dos metadados disponíveis no RSS Feed de cada canal. Estes últimos são utilizados pelos próprios produtores para inserir informações relevantes sobre o podcast.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessamento de Sinais e Reconhecimento de Padrõespt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectAprendizado de Máquinapt_BR
dc.titleComparando predição de popularidade de Podcast a partir de metadados, conteúdo e características de áudiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSCHOLZ, Ricardo Enrique Pereira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4773415258604950pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxPodcasts are a relatively new form of content, which has been gaining more and more popularity in the national and worldwide scene. For example, Spotify introduced podcasts to its app and invested $340 million to buy producers like Gimlet and Anchor. In addition, in 2019, Grupo Globo made several of its programs and news in this new format, made for the public to listen when and where they want. But, creating podcasts is not a big group feature. Limited to the ease in the production and publication process, independent producers also occupy a slice of this market, making it possible to have a large volume of food content daily. According to Whitner, in 2020 it reached the mark of 1 million active channels and more than 30 million episodes published. Identifying which podcasts are most likely to succeed is a non-trivial activity is extremely important, as this information can be used to modify the way episodes are refined in applications or define investments to be made, for example. The main objective of this work is to identify which characteristics have the best performance in predicting the popularity of episodes. For that, we built a base with more than 800 episodes, totaling more than 600 hours of transcribed podcasts. Then, it compares the popularity prediction of podcasts using different machine learning methodologies, as well as audio, spoken content and metadata characteristics available in each channel’s RSS Feed. The latter are used by the producers themselves to insert relevant information about the podcast.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4074629083782660pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz Delando Santos Moreira Júnior.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons