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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41500

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dc.contributor.advisorMARTINS, André Luiz de Miranda-
dc.contributor.authorARAÚJO, Anne Katarine Silva de-
dc.date.accessioned2021-10-29T19:52:52Z-
dc.date.available2021-10-29T19:52:52Z-
dc.date.issued2014-09-14-
dc.date.submitted2021-10-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Anne Katarine Silva de. A Influência do mercado interno e externo no aumento na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41500-
dc.description.abstractA partir de 1532 foi introduzida no Brasil a monocultura de cana-de-açúcar oriunda da África. O principal produto da cana-de-açúcar era o açúcar, mas devido a necessidade de um combustível renovável e sustentável começou a ser produzido também o etanol. A produção de etanol começou no século XX e desde então não se parou mais. O presente trabalho tem por objetivo destacar os programas e instituições governamentais incentivaram tal produção, como PROALCOOL (1975 – 1989) e IAA (1933 – 1990). Descrever onde começou a produção e para onde se expandiu e quais fatores levaram a esta circunstância. Qual mercado é responsável pelo aumento da produção de etanol, se é o mercado interno ou o externo. Quais fatores levaram ao Brasil exportar o etanol, bem como o perfil de consumo dos principais importadores e quais são esses importadores. O recorte temporal para análises de dados de produção e consumo foi o período entre os anos de 2000 e 2015. Durante esse período houve picos de elevação na produção e no consumo de etanol, no mercado interno e externo. Serão expostos também os riscos de uma possível insegurança alimentar no Brasil e nos EUA, que são os maiores produtores e consumidores de etanol.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgrocombustíveis - Pernambucopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Álcool (Brasil)pt_BR
dc.subjectÁlcool como combustível - Mercadospt_BR
dc.titleA Influência do mercado interno e externo no aumento na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8657296353363659pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1337441051190940pt_BR
dc.description.abstractxFrom 1532 was introduced in Brazil monoculture of sugar cane originated in Africa. The main product of cane sugar was sugar, but because of the need for a renewable and sustainable fuel began to be also produced ethanol. Ethanol production began in the twentieth century and has since not stopped. This paper aims to highlight the programs and government institutions encouraged such production, as PROALCOOL (1975 - 1989) and IAA (1933-1990). Describe where you started and where production has expanded and what factors led to this circumstance. What market is responsible for the increased production of ethanol, whether it is domestic or foreign. What factors led Brazil to export ethanol, as well as the consumption profile of the leading importers and what these importers. The time frame for data analysis of production and consumption was the period between the years 2000 and 2015 during this period there were peaks rise in the production and consumption of ethanol in the domestic and foreign market. Will also be exposed to the risks of a possible food insecurity in Brazil and the USA are the largest producers and consumers of ethanol.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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