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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Rodrigo Sampaio-
dc.contributor.authorALMEIDA, Jane Kelly Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-10-28T18:14:21Z-
dc.date.available2021-10-28T18:14:21Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jane Kelly Barbosa de. Visão computacional aplicada a gestão da manutenção de sistemas de engrenagens. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41474-
dc.description.abstractO desgaste progressivo de peças rotativas como engrenagens é um problema recorrente, principalmente para sistemas de produção cada vez mais sensíveis as variações destes componentes. Por isso, este trabalho propõe um framework para detectar desgastes superficiais em engrenagens de dentes retos, por meio de imagens digitais superficiais de dentes de engrenagem. Com o objetivo de responder a quatro questões norteadoras sobre o tema visão computacional e gestão da manutenção, uma revisão sistemática foi elaborada por meio de pesquisas realizadas nas bases de dados IEEE, Scopus, ScienceDirect e Web of Science e o software Start foi utilizado no processo metodológico. Uma bancada experimental foi construída para permitir a captura de imagens de dentes de engrenagem por meio de câmeras endoscópicas. As imagens foram selecionadas, pré-processadas, armazenadas em um banco de dados e utilizadas no estudo experimental do framework proposto. Três métodos foram estudados no framework para a identificação de desgastes em engrenagens de dentes retos: detecção de bordas, extração de recursos Gray Level Co-occurrence Matrix (GLCM) aplicados em algoritmos de machine learning e deep learning com Convolutional Neural Network (CNN). Os resultados foram acurácia de 85% com o algoritmo de detecção de bordas, acima de 60% para o classificador Support Vector Machine (SVM) e superior a 70% para o classificador K - Nearest Neighbors (KNN), além disso o algoritmo PCA analisou o comportamento da combinação dos recursos energy, homogeneity, contrast, dissimilarity, entropy e correlation concluindo que o distanciamento gradativo dos componentes principais caracteriza a formação e avanço do desgaste e a Convolutional Neural Network (CNN) obteve acurácia de 99,999981% e taxa de loss de 1,8822 10 ^ 5  − no treinamento e CAR de 91,6666%, F1_Score de 90,9090% e Recall de 83,3334% durante a etapa de teste.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectDesgaste mecânicopt_BR
dc.subjectAprendizado de computadorpt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.titleVisão computacional aplicada a gestão da manutenção de sistemas de engrenagenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3363258499527677pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7741826884583892pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe progressive wear of rotating parts such as gears is a recurrent problem, especially for production systems that are increasingly sensitive to variations in these components. Therefore, this work proposes a framework to detect surface wear in spur gears, through digital images of gear teeth surface. To answer four guiding questions about computer vision and maintenance management, a systematic review was developed through research carried out in the IEEE, Scopus, ScienceDirect and Web of Science databases and the Start software was used in the process methodological. An experimental bench was built to allow the capture of images of gear teeth using endoscopic cameras. The images were selected, pre-processed, stored in a database and used in the experimental study of the proposed framework. Three methods were studied in the framework for the identification of wear in spur gears: edge detection, Gray Level Co-occurrence Matrix (GLCM) resource extraction applied in machine learning algorithms and deep learning with Convolutional Neural Network (CNN). The results were 85% accuracy with the edge detection algorithm, above 60% for the Support Vector Machine (SVM) classifier and greater than 70% for the K - Nearest Neighbors (KNN) classifier, in addition the PCA algorithm analyzed the behavior of the combination of energy, homogeneity, contrast, dissimilarity, entropy and correlation resources, concluding that the gradual distancing of the main components characterizes the formation and advancement of wear and the Convolutional Neural Network (CNN) obtained an accuracy of 99.999981% and a rate of loss of 1.8822 10 ^ 5  − in training and CAR of 91.6666%, F1_Score of 90.9090% and Recall of 83.3334% during the test stage.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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