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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.authorPEREIRA, Taciana Martins-
dc.date.accessioned2021-10-27T18:37:24Z-
dc.date.available2021-10-27T18:37:24Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Taciana Martins. Programa Idiomas sem Fronteiras: o caso da Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41456-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, no período de 2013 a 2019. Foi realizado um estudo de caso, mediante a obtenção de dados qualitativos, com alguns elementos quantitativos, do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, em que o processo de implementação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi avaliado. Utilizaram-se os dispositivos legais do governo federal e da instituição, comparando-os com a percepção dos atores entrevistados. Com base no referencial teórico, que relaciona pesquisas sobre as políticas públicas, política linguística e a internacionalização no contexto da educação superior brasileira e na UFPE, utilizou-se o modelo de avaliação de processos, desenvolvido por Draibe (2001). Foram realizadas a análise documental e de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, feitas com coordenadores gerais, coordenadores pedagógicos e técnicos administrativos do programa na instituição, totalizando 8 entrevistados. Os dados obtidos foram agrupados em categorias temáticas, identificando os seguintes subprocessos: Sistema gerencial e decisório; Processos de divulgação e informação; Processos de seleção; Processos de capacitação; Sistemas logísticos e operacionais; Processos de monitoramento e avaliação internos. Apontaram-se os fatores facilitadores e obstáculos em cada um dos subprocessos e sistemas avaliados. Os pontos fortes foram: a percepção positiva dos entrevistados sobre o programa, a seleção dos beneficiários por meio de edital, as estratégias de divulgação das ofertas de cursos ao público da UFPE, a dotação orçamentária, a infraestrutura e equipamentos e a integração com o planejamento institucional. Os pontos fracos foram: a participação limitada nas decisões e escolhas, por estar atrelada às orientações e preferências do Núcleo Gestor, a transparência dos dados, os procedimentos de avaliações internas e capacitação, e o monitoramento contínuo do programa. O IsF se destacou pela relevância no processo de internacionalização da UFPE, mediante a promoção do desenvolvimento linguístico-cultural de seus alunos. Um indício quanto à continuidade do programa são os ajustes a partir de modificações nos seus processos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectPrograma Idiomas sem Fronteiraspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titlePrograma Idiomas sem Fronteiras : o caso da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0403101278235293pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986573450358373pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to evaluate the implementation process of the Languages without Borders Program, at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Recife campus, from 2013 to 2019. A case study was conducted by obtaining qualitative data, with some quantitative elements of descriptive and exploratory type research, in which the process of implementing Languages without Borders (IsF) was evaluated. The legal provisions of the federal government and the institution were used, comparing them with the perception of the interviewed actors. Based on the theoretical framework, which relates research on public policies, linguistic policy and internationalization in the context of Brazilian higher education and at UFPE, we used the process evaluation model, developed by Draibe (2001). The documental and content analysis of the semi-structured interviews were performed, conducted with general coordinators, pedagogical coordinators and administrative technicians of the program at the institution, totaling 8 interviewees. The data obtained were grouped into thematic categories, identifying the following sub-processes: Management and decision-making system; Disclosure and information processes; Selection processes; Training processes; Logistics and operational systems; Internal monitoring and evaluation processes. The facilitating factors and obstacles in each of the sub-processes and systems evaluated were pointed out. The strengths were: the positive perception of the interviewees about the program, the selection of beneficiaries through a public notice, the strategies for disseminating the offers of courses to the public of UFPE, the budget allocation, infrastructure and equipment and integration with institutional planning. The weaknesses were: limited participation in decisions and choices, because it is tied to the guidelines and preferences of the Management Nucleus, the data transparency, the procedures of internal evaluations and training, and the continuous monitoring of the program. The IsF stood out for its relevance in UFPE's internationalization process, through the promotion of the linguistic-cultural development of its students. An indication of the continuity of the program are the adjustments based on changes in its processes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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