Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41451
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Vanessa Mariana Gonçalves de Lima Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T17:56:50Z | - |
dc.date.available | 2021-10-27T17:56:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Vanessa Mariana Gonçalves de Lima Silva. Entre os “bicos” e as “bocas”: a rememoração na construção de significados de si com participantes do programa “Centro de Justiça Terapêutica do TJPE”. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41451 | - |
dc.description.abstract | Na abordagem de questões associadas a relações problemáticas com drogas, o judiciário brasileiro tem desenvolvido programas educativos, conforme previsto na Lei 11.343/2006. Sob o paradigma da Justiça Terapêutica, esses programas têm, frequentemente, profissionais psicólogos compondo suas equipes. Mas, há uma escassez de produções científicas que contemplem o trabalho do psicólogo nos Centros de Justiça Terapêutica. Diante da importância de que essa prática seja teoricamente fundamentada e embasada em evidências científicas, defende-se a relevância deste estudo, de maneira a cooperar com um delineamento de possibilidades para atuação e contribuição da Psicologia, sobretudo da vertente da Psicologia Cultural Semiótica e da perspectiva do Dialogismo. Assim, foi percorrida uma estrada teórico- conceitual embasada na Psicologia Cultural Semiótica e na Teoria do Self Dialógico, para o estabelecimento de uma metodologia e análise pertinentes aos objetivos desta pesquisa e ao contexto em que foi desenvolvida. O intuito foi de identificar, através de atividades rememorativas e de projeções do futuro, como as rodas de conversas com temas específicos e entrevistas iniciais (anamneses) que compõem o programa do CJT/TJPE, podem desenvolver, com os participantes, significados de si e como esses atuam na (re)construção de trajetórias de vida. A pesquisa foi realizada com três participantes desse programa. Houve uma combinação de métodos para construção e análise de dados que incluiu a observação com audiogravação das atividades já propostas pelo programa CJT/TJPE (entrevista inicial individual e oito rodas de conversa em grupo) mais a inserção de entrevistas semiestruturadas e individuais subsequentes às rodas de conversa. Essas atividades foram submetidas à análise dialógica e revelaram as vozes do eu do sujeito, vozes de outros internalizados e de outros atuais presentes nos enunciados. O procedimento analítico também permitiu a identificação dos significados de si dos sujeitos produzidos nas tríades eu-outro-objetos que atuaram na (re)construção de suas trajetórias de vida. Ainda que os resultados da pesquisa fortaleçam a relevância do outro na construção de significados de si dos sujeitos, este estudo não se propôs a provar a importância do outro. Mas, já partindo dessa constatação, utilizando a rememoração de vivências dos participantes, foram enfatizadas as interações entre as diversas vozes atuantes no self dialógico e investigadas as construções de significados de si emergentes das interações eu-outro que atuaram nas produções de trajetórias de vida, em um dado contexto. Houve um foco nas trajetórias que direcionaram para o consumo, dependência e envolvimento no tráfico de drogas e na identificação daquelas que apresentaram fatores protetivos referentes a essa problemática. Os resultados obtidos elucidaram intervenções, através da relação eu(participante)- outro(pesquisador)-objeto(reflexões), que favoreceram a emergência do novo no self dialógico de cada participante e a concepção de novas trajetórias de vida. Deste modo, o estudo apontou, por meio da perspectiva dialógica, possibilidades para a prática profissional na abordagem de questões referentes a drogas. Assumir a existência desse fenômeno das possíveis construções a partir da tríade eu-outro-objeto, em diversos contextos institucionais reais concretos e conduzi- lo de maneira mais consciente, reflexiva e com responsabilidade ética, conforme descrito na pesquisa, é um desafio que ainda demanda mais estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Justiça terapêutica | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco. Tribunal de Justiça | pt_BR |
dc.title | Entre os “bicos” e as “bocas” : a rememoração na construção de significados de si com participantes do programa “Centro de Justiça Terapêutica do TJPE” | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3749387288619654 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7889645056048521 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | In addressing issues associated with problematic relationships with drugs, the Brazilian judiciary has developed educational programs, as provided for in Law 11.343 / 2006. Under the Therapeutic Justice paradigm, these programs often have professional psychologists composing their teams. However, there is a scarcity of scientific productions that contemplate the psychologist's work at the Therapeutic Justice Centers. In view of the importance of this practice being theoretically grounded and based on scientific evidence, a research of this study is advocated, in order to cooperate with a delineation of possibilities for the performance and contribution of Psychology, especially from the perspective of Semiotic Cultural Psychology and the perspective do Dialogism. Thus, a theoretical-conceptual road based on Semiotic Cultural Psychology and the Theory of Dialogical Self was followed, for the establishment of a methodology and analysis relevant to the objectives of this research and the context in which it was developed. The aim was to identify, through reminiscent activities and projections of the future, how the conversation circles with specific themes and initial interviews (anamnesis)that make up the CJT / TJPE program, can develop, with the participants, meanings of themselves and how they act in the (re) construction of life trajectories. The research was carried out with three participants in this program. There was a combination of methods for data construction and analysis that included observation with audio recording of the activities already proposed by the CJT / TJPE program (initial individual interview and eight rounds of group conversation) plus the insertion of semi-structured and individual interviews subsequent to the rounds of discussion. talk. These activities were subjected to dialogic analysis and revealed the voices of the subject's self, the voices of others internalized and others present in the statements. The analytical procedure also allowed the identification of the meanings of the subjects' self produced in the triads I-other-objects that acted in the (re) construction of their life trajectories. Although the results of the research strengthen the relevance of the other in the construction of the subjects' meanings of themselves, this study did not intend to prove the importance of the other. But, starting from this observation, using the participants' experiences recall, the interactions between the different voices acting in the dialogic self were emphasized and the constructions of meanings emerged from the I-other interactions that acted in the production of life trajectories, in a given context. There was a focus on the trajectories that led to consumption, dependence and involvement in drug trafficking and in the identification of those that presented protective factors related to this problem. The results obtained elucidated interventions, through the relationship between I (participant) -other (researcher) -object (reflections), which favored the emergence of the new in the dialogical self and the conception of new life trajectories. Thus, the study pointed out, through the dialogical perspective, possibilities for professional practice in addressing issues related to drugs. To assume the existence of this phenomenon of possible constructions based on the I-other-object triad, in several concrete real institutional contexts and to conduct it in a more conscious, reflective and with ethical responsibility, as described in the research, is a challenge that still demands more studies. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vanessa Mariana Gonçalves de Lima Silva Albuquerque.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons