Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41397
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Ana Márcia Tenório de Souza | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thassia Thame de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T19:16:12Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T19:16:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thassia Thame de Moura. Comunicação em saúde mental infantojuvenil : caderneta de apoio aos serviços de saúde à família e à escola. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41397 | - |
dc.description.abstract | As recomendações sobre os cuidados psiquiátricos ao público infantojuvenil sugerem o envolvimento de macro serviços como os da saúde, educação, família e comunidade. Para esta integração, é necessário uma comunicação eficaz entre estas instâncias. Portanto, esta tese objetivou avaliar a validade da caderneta de comunicação em saúde mental infantojuvenil desenvolvida para apoio aos serviços de saúde mental, família e escola. Foi realizado um estudo metodológico em seis etapas: 1-avaliação dos prontuários, 2-grupos focais, 3-fundamentação teórica, 4-construção da caderneta e do questionário de comunicação, 5-validação do conteúdo da caderneta e do questionário e 6-verificação da aparência da caderneta. Na fase 1, foram identificados todos os familiares (n=71) e as escolas que correspondiam aos critérios de inclusão do estudo (n=26), destes, foram sorteados para a fase 2, os familiares (n=20), e os professores (n=12) e foram convidados todos os profissionais de saúde do serviço de psiquiatria participante (n=16). As sessões dos grupos focais foram gravadas, transcritas e analisadas com o auxílio do Software IRAMUTEQ. Os dados resultantes dos grupos focais indicaram as temáticas relevantes para a construção das tecnologias. Como fundamentação teórica da caderneta e do questionário, também foram utilizados resultados de uma revisão integrativa com pergunta condutora: quais as estratégias utilizadas para comunicação interdisciplinar entre os serviços de Atenção Psicossocial infantojuvenil, família e escola na promoção de cuidados à criança e adolescente com transtorno mental? Os aspectos considerados para construção da caderneta foram: linguagem, layout e ilustração e seu projeto gráfico foi realizado pelo sistema Corel Draw-versão X6. Os instrumentos elaborados foram avaliados de acordo com a validade de seu conteúdo por 24 juízes especialistas em nível nacional. Foram considerados os Índices com Validade de Conteúdo e de Concordância Geral maior que 85%. Para proporção de adequação dos itens foi o utilizado o teste binomial (p>0,001). A aparência da caderneta foi analisada posteriormente pelo público-alvo, sendo estes, profissionais de saúde mental, familiares e professores na cidade do Recife-PE (n=22). Considerou-se aceitável o item que quantificou um mínimo de 85% de aceite e não apresentou significância estatística segundo teste binomial. Para organização dos dados referentes a validação foi utilizado o Software SPSS 20.0. O conteúdo e aparência da caderneta foram considerados válidos, sendo estruturada em dez tópicos distintos, totalizando 49 páginas. Durante a validação de conteúdo, o item 14, recebeu menor aprovação (83%) e (p=0,000), sofrendo alterações. Na verificação pelo público- alvo, todos os elementos obtiveram concordância superior a 85%. Os itens 1, 3 e 15, apresentaram significância (p=0,000), sofrendo modificações. Este estudo seguiu a Resolução do Conselho Nacional de Saúde número 466/2012. Conclui-se que a caderneta construída é uma tecnologia culturalmente apropriada, possui caráter inovador na enfermagem, na psiquiatria na saúde do escolar e do complexo familiar, sendo considerada válida do ponto de vista do conteúdo e aparência. Esta caderneta se constitui um instrumento potencial para apoio à comunicação no cuidado e na inclusão escolar do infantojuvenil com transtorno mental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Relações profissional-família | pt_BR |
dc.subject | Serviços comunitários de saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | pt_BR |
dc.title | Comunicação em saúde mental infantojuvenil : caderneta de apoio aos serviços de saúde à família e à escola | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FRAZÃO, Iracema da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9108865524508463 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2027934503663848 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Recommendations on psychiatric care for children and adolescents suggest the involvement of macro services such as health, education, family and community. For this integration, an effective communication between these instances is necessary. Therefore, this thesis aimed to evaluate the validity of the communication book on children's mental health developed to support mental health services, family and school. A methodological study was carried out in six stages: 1-evaluation of medical records, 2-focus groups, 3-theoretical foundation, 4- construction of the booklet and communication questionnaire, 5-validation of the booklet and questionnaire content and 6-verification the appearance of the passbook. In phase 1, all family members (n= 71) and schools (n= 26) that met the study inclusion criteria were identified, of these, they were randomly selected for phase 2, family members (n= 20), teachers (n= 12) and invited all health professionals from the participating psychiatric service (n= 16). The focus group sessions were recorded, transcribed and analyzed with the aid of the IRAMUTEQ Software. The data resulting from the focus groups indicated the relevant themes for the construction of the technologies. As a theoretical basis for the booklet and the questionnaire, the results of an integrative review with a guiding question were also used: what are the strategies used for interdisciplinary communication between the psychosocial care services for children, families and schools in the promotion of care for children and adolescents with mental disorders? The aspects considered for the construction of the booklet were: language, layout and illustration and its graphic design was carried out by the Corel Draw-version X6 system. The instruments developed were evaluated according to the validity of their content by 24 expert judges at the national level. Indices with Content Validity and General Agreement greater than 85% were considered. For proportion of adequacy of the items, the binomial test was used (p>0.001). The appearance of the booklet was subsequently analyzed by the target audience, who were mental health professionals, family members and teachers in the city of Recife-PE (n= 22). It was considered acceptable the item that quantified a minimum of 85% of acceptance and did not present statistical significance according to the binomial test. SPSS 20.0 Software was used to organize the validation data. The contents and appearance of the booklet were considered valid, being structured in ten different topics, totaling 49 pages. During content validation, item 14 received less approval (83%) and (p= 0.000), undergoing changes. Upon verification by the target audience, all elements obtained an agreement greater than 85%. Items 1, 3 and 15 showed significance (p= 0.000), undergoing changes. This study followed the Resolution of the National Health Council number 466/2012. It is concluded that the booklet built is a culturally appropriate technology, has an innovative character in nursing, in psychiatry in the health of the school and the family complex, being considered valid from the point of view of content and appearance. This booklet is a potential tool to support communication in the care and education of children and adolescents with mental disorders. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0211095347273754 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Thassia Thame de Moura Silva.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons