Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4139
Título: Escolha de cursos de graduação na Universidade Federal de Pernambuco : um estudo de seus determinantes
Autor(es): Firmino Costa da Silva, Diego
Palavras-chave: Salário; Logit Condicional; Logit Multinomial; Escolha Ocupacional
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Firmino Costa da Silva, Diego; da Mota Silveira Neto, Raul. Escolha de cursos de graduação na Universidade Federal de Pernambuco : um estudo de seus determinantes. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar como os estudantes candidatos às vagas na Universidade Federal de Pernambuco tem escolhido qual carreira seguir. Desta forma foi estudado como as características sócio-econômicas dos candidatos influenciam na escolha e, em seguida, foi analisado como os retornos salariais correspondentes ao grupos de cursos disponíveis se associavam às características individuais para influenciar na decisão de qual profissão seguir. Para isto, foram utilizados os dados da Covest, que é a comissão organizadora do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco, para o vestibular 2009. Além disso também foram utilizados dados da PNAD 2008 para a estimação dos salário médio de cada carreira. Os cursos oferecidos pela UFPE foram divididos em 9 grupos, obedecendo a razões de proximidade profissional das carreiras, e para realizar as estimações foram utilizados os modelos econométricos de logit multinomial e logit condicional. O primeiro modelo utiliza apenas variáveis explicativas relacionadas aos indivíduos e o segundo é quando se utiliza alguma variável explicativa característica das alternativas. Os resultados apontam para a influência que as variáveis pessoais, background familiar e variáveis educacionais exercem sobre a probabilidade de escolha dos grupos de cursos disponíveis. Também foi constatado, que o retorno salarial não tem significância sobre a probabilidade de escolha quando se leva em conta as variáveis que representam as características individuais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4139
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo573_1.pdf3,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.