Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41387
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JESUS, Alexandro Silva de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sergio Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T14:48:15Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T14:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sérgio Lima. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41387 | - |
dc.description.abstract | O campo do conhecimento da Museologia se ressente de subsídios teóricos produzidos pelos estudiosos do próprio campo. Isso o torna um campo poroso permeado pela interdisciplinaridade. Considerando a amplidão do próprio conceito de museu e de museologia, a interdisciplinaridade enriquece o debate desses dois conceitos. Diante disso, as teorias pós-coloniais se apresentam como uma dessas ferramentas interdisciplinares capazes de enriquecer esse campo. Considerando o surgimento dos Museus decorrente do próprio sistema colonial, nada mais conveniente do que a utilização dessas teorias para a análise dos discursos museológicos. A partir dessas teorias, esse trabalho discute os discursos presentes no Museu do Homem do Nordeste e no Cais do Sertão Luiz Gonzaga, objetivamente de que modo o “homem do Nordeste” está sendo apresentado ao público visitante dos espaços mencionados, e o que os levou ao recorte do “homem do Nordeste” e do “sertão de Luiz Gonzaga” como referências museológicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Museologia | pt_BR |
dc.subject | Museu do Homem do Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Museu Cais do Sertão | pt_BR |
dc.title | MUSEOLOGIA, COLONIALIDADES, E A BUSCA PELO MUSEU ONDE SE ENCONTRA O HOMEM DO NORDESTE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5377682926454866 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4124600672106627 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Museology Knowledge field resents theoretical subsidies produced by scholars of the field itself. This makes it a porous field pervaded by interdisciplinarity. Considering the breadth of the concept of museum and museology, interdisciplinarity enriches the discussion of these two concepts. Thus, postcolonial theories are presented as one of these interdisciplinary tools that enrich the field. Considering the emergence of Museums arising from the colonial system itself, nothing more convenient than the use of these theories to the analysis of museological speeches. From these theories, this paper discusses the discourses present in the Museum of the Northeast Man and the Hinterland Luiz Gonzaga Pier, objectively how the "man of the northeast" is being presented to the visiting public spaces mentioned, and which led to cut the "man of the northeast" and "Luiz Gonzaga hinterlands" as museological references. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Museologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Museologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Museologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC SERGIO LIMA SILVA .pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons