Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41383
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza | - |
dc.contributor.author | CAMARGO, Thiago Ianatoni | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T22:31:45Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T22:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Thiago Ianatoni. Resistindo a Game of Thrones: um estudo sobre fãs de As crônicas de Gelo e Fogo. 2019. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41383 | - |
dc.description.abstract | Uma emergência dentro da área da Consumer Culture Theory - CCT assume a cultura como uma rede distribuída de forma que as realidades sociais são estabelecidas mediante dinâmicas de relações de poder diferentes arranjos sociais e suas condições de existência, admitindo assim, que tanto a estrutura como os diferentes arranjos estabelecidos sobre a cultura de consumo modificam-se mutuamente. Nesse contexto, evidenciamos como o surgimento da série de televisão Game Of Thrones, um dos maiores fenômeno contemporâneo da cultura pop, tem modificado e ressignificado o mercado, incluindo o modo como fãs da saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo, da qual se origina a série, se organizam. Sob essa tensão, nosso intuito é compreender como os fãs dos livros resistem e negociam suas novas formas de ser a partir dos efeitos do programa. Para isso, adotamos a teoria de Michel Foucault como lente teórica e metodológica para entender essa relação. Para isso, analisamos as práticas do fandom Westeros.org, principal comunidade de fãs da saga, ao longo do período em que a atração esteve em exibição. Os resultados refletem como um conjunto de possibilidades de saberes se configuram e sustentam que o programa pode e deve ser consumido, fazendo parte de suas experiências, regulando assim, o modo como o poder opera sobre eles, regulando e negociando as possibilidades de como estes podem ser conduzidos, mas também de como essa resistência pode ser entendida como uma forma ética de subjetividade para esses fãs sob esse contexto. O resultado contribui para levantarmos novos olhares para questões sobre verdades, relações de poder, resistência e agencia dos indivíduos que escapam uma perspectiva dominante e dicotômica sobre as políticas de consumo e a formação dos arranjos sociais. Como o trabalho foi desenvolvido em etapas complementares, implicações teóricas e metodológicas são inferidas ao longa da pesquisa, expondo nossa contribuição acadêmica e social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.title | Resistindo a Game of Thrones : um estudo sobre fãs de As crônicas de Gelo e Fogo | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8160067410485572 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2313504052405431 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | An emergency within the Consumer Culture Theory - CCT área assumes culture as a distributed network so that social realities are established through dynamics of power relations, different social arrangements and their conditions of existence, thus admitting that both the structure and the different arrangements established on consumer culture change mutually. In this context, the appearance of the television series Game Of Thrones, one of the greatest contemporary phenomena of pop culture, has modified and re-signified the market, including the way fans of the literary saga A Song of Ice and Fire, from which it originates. Under this tension, our aim is to understand how book fans resist and negotiate their new ways of being based on the effects of the program. For this, we adopted Michel Foucault's theory as a theoretical and methodological lens to understand this relationship. For this, we analyzed the fandom Westeros.org practices, main fan community in the saga over the period in which the attraction was on display. The results reveal how to establish a set of knowledge of possibilities maintain that the program can and should be consumed as part of their experience, thereby regulating the way power operates on them, regulating and negotiating the possibilities of how these can be conducted, but also how this resistance can be seen as an ethical form of subjectivity to these fans in this context. The result contributes to raise new perspectives on questions about truths, power relations, resistance and agency of individuals who escape a dominant and dichotomous perspective on consumer policies and the formation of social arrangements. As the work was developed in complementary stages, theoretical and methodological implications are inferred throughout the research, exposing our academic and social contribution. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Thiago Ianatoni Camargo.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons