Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41363

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alcione Alves da-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Carolina Reis da-
dc.date.accessioned2021-10-15T18:18:33Z-
dc.date.available2021-10-15T18:18:33Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.date.submitted2021-10-15-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina Reis da. A construção da identidade de mulheres negras na educação de jovens e adultos: um olhar sobre o cabelo crespo. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41363-
dc.description.abstractEsta monografia é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. A investigação buscou compreender como as mulheres negras estudantes da Educação de Jovens e Adultos se identificam racialmente e qual é a relação delas com seus cabelos crespos. Objetivou em específico: i) Identificar e caracterizar os perfis raciais das mulheres negras estudantes da Educação de Jovens e Adultos; ii) Identificar as relações que as mulheres negras possuem com seus cabelos crespos; iii) Entender como a relação das mulheres negras com seus cabelos crespos contribui na constituição da sua identidade racial. A lente teórico-metodológica utilizada para fundamentar o trabalho foi a dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005; 2007. WALSH, 2005). Além da abordagem teórica, adotamos como categoria teórica a Identidade da Mulher Negra (GOMES, 2008; WERNWCK 2010; RIBEIRO 2010). A coleta de dados se deu através de questionário e entrevistas. No tratamento e na análise dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicam que cabelo e cor da pele constituem um processo conflituoso de aceitação/rejeição da identidade negra em que a aparência torna-se parte da subjetividade e autoimagem das mulheres negras. Uma vez que percebemos que o desejo de modificar a estrutura de seus cabelos é uma forma de se aproximar dos modelos hegemônicos, expressando a negatividade associada aos corpos/imagem/identidade da população negra.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.subjectAutoestima em mulherespt_BR
dc.titleA construção da identidade de mulheres negras na educação de jovens e adultos: um olhar sobre o cabelo crespo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0156611750444518pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6632864125174191pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph is the result of work of course Completion of course of Education of the Federal University of Pernambuco. The study aimed to understand how black women students of the Youth and Adult Education identify racially and what is their relationship with their curly hair. Aimed in particular: identify and characterize the racial profiling of black women students of the Youth and Adult Education; Identify relationships that black women have with their curly hair and understand how the relationship of black women with their curly hair contributes to the constitution of racial identity. The theoretical and methodological lens used to support the work was of Postcolonial Studies Latin American (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005; 2007 WALSH, 2005). We adopted as theoretical categories: Post Colonial Studies (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005; 2007 WALSH, 2005) and Identity of Black Women (GOMES, 2008; WERNWCK 2010; RIBEIRO 2010.) The data collection was carried out through identification questionnaire and interviews. Treatment and analysis of data we used the technique of content analysis (Bardin, 1977). The results indicate that hair and skin color is a conflictual process of acceptance / rejection of black identity in the appearance becomes part of subjectivity and self-image of black women. Once we realized the desire to change the structure of their hair as a way of approaching hegemonic models, expressing negativity associated with the bodies of the black populationpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ana Carolina Reis da.pdf739,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons