Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41362

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorSANTOS, Janaina Luiza Simões dos-
dc.date.accessioned2021-10-15T18:02:50Z-
dc.date.available2021-10-15T18:02:50Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Janaina Luiza Simões. Cartilha digital: o direcionamento dos resíduos eletroeletrônicos através de ações educativas na educação básica. 2021. Dissertação (mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41362-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou desenvolver e Licenciar uma cartilha digital, sobre o direcionamento dos resíduos eletroeletrônicos através de ações educativas na educação básica na Escola Estadual Major Lélio, localizada no km 7 de Aldeia município de Camaragibe – PE, bem como realizar levantamento de cartilhas digitais que trabalham com a temática no ensino fundamental, verificar como o uso da cartilha digital interativa colabora no processo de ensino e aprendizagem e validar o produto educacional como incentivo para promover ações educativas voltadas para educação ambiental, a partir da realidade local. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativo- quantitativo, que buscou identificar o impacto, aplicabilidade e aderência da cartilha digital como recurso didático, interativo, lúdico e prático e possibilitou aos alunos dasséries finais do ensino fundamental a conscientização e sensibilização para a prática do direcionamento correto dos resíduos eletroeletrônicos. A partir da análise dos dados pode-se perceber a importância da pesquisa e que a cartilha digital contribuiu para o aprendizado sobre a temática direcionamento dos resíduos eletroeletrônicos com participação de mais 96% dos estudantes e dos mais 83% entre docentes internos e externos que confirmaram pela utilização da Cartilha Digital na educação básica e que contribuiu para a prática pedagógica. Enfim, por meio do estudo realizado e a aplicação dos três questionários semiestruturados juntamente com o produto educacional enviados através de links devido a pandemia do COVID19 foi possível confirmar que o produto educacional cooperou no compartilhamento e divulgação maior sobre o assunto e produto educacional proposto, podendo ser compartilhado em redes sociais, sites, e outros aplicativos como WhatsApp, por ser digital e conter uma linguagem de fácil compreensão para os alunos, professores e público em gera de forma interativa para a construção permanente da conscientização, sensibilização e ações socioambientais que norteia a prática do direcionamento correto dos resíduos eletroeletrônicos através da Educação .pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectEletroeletrônicospt_BR
dc.titleCartilha digital : o direcionamento dos resíduos eletroeletrônicos através de ações educativas na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0085592244261589pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to develop and License a digital books, on the direction of electronic waste through educational actions in basic education at the Major Lélio State School, located at km 7 of Aldeia, municipality of Camaragibe - PE, as well as conducting a survey of digital books that they work with the theme in elementary education, verify how the use of the interactive digital booklet collaborates in the teaching and learning process and validate the educational product as an incentive to promote educational actions focused on environmental education, based on the local reality. To do so, the method used for data collection was bibliographic research, in a quality-quantitative approach, which sought to identify the impact, applicability, and adherence of the digital books as a didactic, interactive, playful, and practical resource, and made it possible for students in the final grades of elementary school to become aware and sensitive to the practice of the correct disposal of electro-electronic waste. From the analysis of the data, it is possible to perceive the importance of the research and that the digital books contributed to learning about the theme of electronic waste management with the participation of over 96% of students and the more 83%between internal and external teachers who confirmed for the use of the Digital Books in the final grades of elementary school and that the material contributes tothe pedagogical practice. Finally, through the study carried out and the application of the three semi-structured questionnaires together with the educational product sent via links due to the COVID19 pandemic, it was possible to confirm that the educational product contributed to a greater sharing and dissemination on the subject and the proposed educational product, it can be shared on social networks, websites,and other applications such as WhatsApp, as it is digital and contains a language that is easy to understand for students, teachers and the general public, interactively collaborating for the permanent construction of awareness, sensitization and socioenvironmental actions that guides to the practice of the correct direction of electronic waste.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Janaina Luiza Simões dos Santos.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons