Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41308

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Rosânia Vitória Cardôso Melo-
dc.date.accessioned2021-10-13T17:55:28Z-
dc.date.available2021-10-13T17:55:28Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.date.submitted2021-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Rosânia Vitória Cardôso Melo. A gestão acadêmica e a atuação docente: compreendendo aspectos democráticos na instituição pública de ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41308-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca discorrer acerca dos princípios democráticos sob o viés da Gestão Acadêmica em consonância a participação docente nos processos de tomadas de decisões. Além de tecer um estudo sobre a realidade do desempenho de função(ões) e/ou cargo(s) de Gestor(es) no cenário da Universidade, sem uma formação inicial para tal. Partimos com a seguinte inquietação: como se dá a participação dos docentes no Ensino Superior sob o âmbito da proposta de Gestão Democrática? Tendo como objetivos; identificar a relação democrática e participativa no cenário da Instituição Pública do Ensino Superior e analisar a autonomia na mesma. Diante de uma análise circunstancial da realidade de docentes que compõem o corpo de uma Universidade, configuramos análises sobre os perfis da Gestão democrática na realidade acadêmica, bem como o que é compreendido por democracia e como acontece a autonomia e participação na/da Instituição Pública de Ensino Superior. Autores como Habermas (1995), Dallari (2004), Saviani (2002), Ferreira (2006), Bordignon e Gracindo (2006) e Luck (2011) são trabalhados com a proposta de relatar a concepção política da democracia, e também a sua contribuição à realidade da Academia pelos critérios de participação, organização, autoridade e direção assim como outros dentre Cury (2005), nos fazem compreender os aspectos históricos da democracia no cenário da educação. E para tanto, com a necessidade de ampliar as discussões e fazer possíveis relações acerca de Democracia, Gestão na Educação Superior e Autonomia Universitária, colocamos em destaque o apoio em obras como a de Pacheco (2010) e Perrenoud (2002) tratando dos aspectos condicionantes a participação docente, assim como Pedrini (2011), Poz (2003) e Severino (2008) para discorrer acerca das especificidades da Educação Superior. A abordagem metodológica utilizada é decorrente a pesquisa qualitativa, sendo a análise de conteúdo o método escolhido para análise de dados. Com as considerações finais obtemos toda a análise substancial dos fatos. O acolhimento dos dados nos faz perceber o quanto a docência e a gestão, apesar da relação aparentemente imbricada, encontram-se desoladas pelo ‘’caos estatutário’’ que rege os fundamentos de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Por fim, relatamos os desencontros entre teoria e prática relativos aos ideais democráticos e autônomos de uma Instituição Pública de Ensino Superior.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectAutonomia universitáriapt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleA gestão acadêmica e a atuação docente: compreendendo aspectos democráticos na instituição pública de ensino superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9765333749458669pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to argue about the democratic rights under the bias of Academic Management in line to teacher participation in the processes of decision-making principles. Besides weaving a study on the reality of the performance function (s) and / or position (s) Manager (s) in the University setting, without an initial training for such. We start with the following concerns: how does the participation of teachers in higher education under the ambit of the proposed Democratic Management? Having such goals; identify the democratic and participatory relationship in the scenario of Public Institution of Higher Education and analyze autonomy in it. Facing a situational analysis of the reality of teachers who make up the body of a University, we set analysis on the profiles of democratic management in academic reality and what is understood by democracy and how it happens to autonomy and participation in / Public Institution Higher Education. Authors such as Habermas (1995), Dallari (2004), Saviani (2002), Ferreira (2006), Bordignon and Gracindo (2006) and Luck (2011) are worked with the proposal to report the political conception of democracy, and also its contribution to the reality of the Academy by the criteria of participation, organization, authority and direction as well as others of Cury (2005), make us understand the historical aspects of democracy in the education scenario. And for both, with the need to broaden the discussion and possible relationships do about Democracy Management in Higher Education and University Autonomy, put emphasis on the support in works such as Pacheco (2010) and Perrenoud (2002) dealing with aspects of the conditioning teacher participation, and Pedrini (2011), Poz (2003) and Severino (2008) to argue about the specifics of Higher Education. The methodological approach is due to qualitative research, and content analysis for the chosen data analysis method. With the final considerations obtain all the substantial analysis of the facts. The reception of data makes us realize how much teaching and managing, despite the apparently intertwined relationship, are desolate by 'statutory chaos' that governs the foundations of a Public Institution of Higher Education. Finally, we report the inconsistencies between theory and practice for democratic and autonomous ideals of a Public Institution of Higher Education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rosânia Vitória Cardôso Melo.pdf331,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons