Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41303

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Christiano Farias Leal-
dc.date.accessioned2021-10-08T22:58:25Z-
dc.date.available2021-10-08T22:58:25Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2021-10-08-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Christiano Farias Leal. A matemática na educação escolar indígena Pankará e os desafios à formação dos/as professores/ras indígenas na licenciatura intercultural do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41303-
dc.description.abstractNeste trabalho propus investigar como os/as professores/as do povo indígena Pankará(PE), que atuam como professores/as indígenas no ensino da Matemática em seu território, formados/as na Licenciatura Intercultural Indígena, na área de Ciências da Terra e da Natureza, perceberam as contribuições do curso e, em especial, das disciplinas de Matemática e de Etnomatemática oferecidos neste processo de formação. O interesse da pesquisa focou na análise sobre quais foram as principais contribuições da Licenciatura Intercultural e os desafios da matemática acadêmica na formação dos/as professores/as indígenas, e como a formação contribuiu para o alcance dos objetivos do Projeto Político Pedagógico da Educação Escolar desse povo. Para isso abordo referenciais teóricos que mostram como a academia trata a diversidade de povos e culturas indígenas na perspectiva da educação matemática e como os professores/as indígenas pensam a matemática hoje. O campo da pesquisa foi o território indígena do povo Pankará e os sujeitos desta pesquisa são os próprios professores/as indígenas Pankará formados na Licenciatura Intercultural. A investigação centrou na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que a Licenciatura Intercultural tem sido de grande relevância à formação em ensino superior dos/as professores/as indígenas no que tange a qualificação das práticas docentes de maneira geral, porque investe na formação em pesquisa. Todavia, no que se refere às contribuições específicas para o ensino da matemática, tem sido insatisfatórias no ponto de vista dos/as professores/as Pankará. Primeiro porque a carga horária dedicada à matemática no currículo da Licenciatura é insuficiente, segundo porque a perspectiva da etnomatemática não é o que rege o processo de ensino e aprendizagem e, deste modo, a realidade sócio cultural e epistêmicas dos professores indígenas não tem embasado as aulas de matemática na Licenciatura.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas indígenaspt_BR
dc.subjectProfessores indígenaspt_BR
dc.subjectÍndios Pankarápt_BR
dc.titleA matemática na educação escolar indígena Pankará e os desafios à formação dos/as professores/ras indígenas na licenciatura intercultural do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0999072313644122pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxIn this term paper, I proposed to analyze the teachers of Pankará (native people from Brazil) who teach math in their territories and are graduated for this, specifically on science areas. And See how they figure out the contributions of the course, specifically about mathematic and the ethnomathematic that are offered on their training process. The focus of this research was the analysis of what were the main contributions of the intercultural university graduate, and see the academic mathematic challenges of these native teachers while they are in training process, and also know how the training contributed to the achievement of the objectives of the Pedagogical Political Project of School Education of these people. To do so, I address theoretical references that show how the university treats the diversity of indigenous peoples and cultures in the perspective of mathematical education, and how indigenous teachers think mathematics today. The area of this research was the indigenous territory of the Pankará people, and the subjects of this research are the indigenous Pankará teachers trained in the Intercultural Degree. The analysis was focused on the perspective of a qualitative research, a case study, with semi-structured interviews, documental and bibliographic research. The results indicate that the intercultural graduate has been a great relevance to the education for indigenous teachers regarding the qualification of teaching practices in general, because it invests in the training in research. However, as far as contributions to mathematics education are concerned, they have been unsatisfactory from the point of view of Pankará teachers. Firstly, because the workload devoted to mathematics in the curriculum of the degree is insufficient. Secondly, because the ethnomathematics perspective is not what governs the process of teaching and learning and, thus, the socio-cultural and epistemic reality of the indigenous teachers is not based on the academic mathematic classes.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDONÇA, Christiano Farias Leal.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons