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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41293

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorLUSTOSA, Rafaela Ferreira Pessôa-
dc.date.accessioned2021-10-08T16:51:40Z-
dc.date.available2021-10-08T16:51:40Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Rafaela Ferreira Pessôa. Desinformação e misinformation na internet: desafios para a competência crítica em informação. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41293-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda os fenômenos da informação, misinformation, desinformação e da pós-verdade, que prosperam nas redes digitais contemporâneas. Reconhece as habilidades críticas e analíticas associadas à competência em informação como um recurso para ajudar os usuários de informação a identificar fontes confiáveis enquanto refutam as notícias falsas. Assim sendo, o objetivo geral é buscar um entendimento conceitual mais completo e profundo das noções de informação, misinformation e desinformação, suas interconexões e características distintivas e suas implicações para a competência em informação das pessoas. Especificamente, procura distinguir as características que designam as diferenças entre informação, misinformation e desinformação e aponta as possíveis contribuições da competência crítica em informação para a reflexão sobre esses problemas informacionais reconhecidos da atualidade. Com relação aos objetivos, esta é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, esta é uma pesquisa bibliográfica. Iniciou com a identificação e caracterização do material bibliográfico e, em seguida, fez a sua classificação por grupos temáticos. Para a análise se utilizou de leitura exploratória, seletiva, reflexiva e interpretativa. Adotou-se a proposta metodológica de análise conceitual de Fallis (2014; 2015). Na noção de Fallis, é o engano intencional (ou não acidental) que distingue desinformação de misinformation. Assim, o traço distintivo entre misinformation e desinformação é a intencionalidade: o engano não intencional versus o intencional (não acidental). Enquanto a misinformation é uma informação imprecisa, um erro acidental e portanto não intencional, a desinformação é uma informação deliberadamente enganosa. A competência crítica em informação é, portanto, reconhecida como um recurso de empoderamento que fornece aos indivíduos as habilidades e competências necessárias para se tornarem cidadãos informados. O conceito mais frequentemente usado para representar a intenção crítica de mudar as realidades sociais é a emancipação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectInformações tecnológicaspt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.titleDesinformação e misinformation na internet : desafios para a competência crítica em informaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9847147861879355pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research addresses the phenomena of information, misinformation, disinformation and the post-truth, which thrive in contemporary digital networks. It recognizes the critical and analytical skills associated with information competence as a resource to help information users identify reliable sources while refuting false news. Therefore, the general objective is to seek a more complete and profound conceptual understanding of the notions of information, misinformation and disinformation, their interconnections and distinctive characteristics and their implications for people's competence in information. Specifically, it seeks to distinguish the characteristics that designate the differences between information, misinformation and disinformation and points out the possible contributions of critical competence in information to reflect on these currently recognized informational problems. Regarding the objectives, this is a descriptive research and as for the technical procedures, this is a bibliographic research. It started with the identification and characterization of the bibliographic material and then made its classification by thematic groups. For the analysis, exploratory, selective, reflective and interpretive reading was used. Fallis's methodological proposal for conceptual analysis (2014; 2015) was adopted. In Fallis' notion, it is intentional (or non-accidental) deception that distinguishes misinformation from misinformation. Thus, the distinguishing feature between misinformation and disinformation is intentionality: unintentional versus intentional (not accidental) deception. While misinformation is inaccurate, accidental and therefore unintentional, misinformation is deliberately misleading. Critical information competence is therefore recognized as an empowerment resource that provides individuals with the skills and competencies necessary to become informed citizens. The concept most often used to represent the critical intention to change social realities is emancipation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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