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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Shirley Minnell Ferreira de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Nicolas Henrique Santana de-
dc.date.accessioned2021-10-07T18:31:39Z-
dc.date.available2021-10-07T18:31:39Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2021-10-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Nicolas Henrique Santana de. Monitoramento e levantamento dos defeitos existentes no pavimento da UFPE Campus CAA com uso de drone. Caruaru: O Autor,2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41284-
dc.description.abstractO monitoramento das condições de uso de toda a extensão de rodovias pavimentadas é tarefa dispendiosa, demorada e gera riscos à saúde do responsável pelo monitoramento. Objetivando o aprimoramento dos métodos hoje existentes na área de monitoramento de vias, há cada vez mais a busca por ferramentas mais eficientes. Devido a evolução das tecnologias existentes em drones, aumentou-se a busca por seu uso, também, como ferramenta. Periodicamente, são realizados estudos sobre o uso de drones na engenharia, por exemplo, na gestão de infraestruturas existentes, a procura de problemas que venham a existir. Este trabalho teve por objetivo, o levantamento de defeitos ao longo do pavimento asfáltico da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste com e sem o uso de drone analisando a viabilidade de sua implantação como ferramenta. Primeiramente, foi seguida a metodologia preconizada pela norma do DNIT 006/2003 – Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis e semi-rígidos, para que fossem contabilizados os defeitos que viessem a existir no pavimento. A segunda etapa consistiu na utilização do drone para que fossem obtidas as imagens do pavimento, para posteriormente serem analisadas, verificando e registrando a existência de possíveis defeitos. Na última etapa foram utilizados critérios como eficiência, tempo, custo, praticidade e risco, para comparação das duas formas de análise do pavimento. De acordo com os resultados obtidos através das análises, a utilização do drone como ferramenta acarretou em um aumento na praticidade e diminuição no tempo e risco no monitoramento das condições do pavimento, porém nem todos os defeitos que foram observados ao percorrer o pavimento de acordo com a norma, puderam ser identificados através das imagens obtidas pelo drone, devido às limitações da câmera existente na aeronave, entre outros fatores, além disso com alto custo de implementação, o drone deve ser utilizado como ferramenta auxiliar, não dispensando a forma de análise padrão e normatizada no país.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPavimentos de concreto asfáltico - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitos - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectRevestimentospt_BR
dc.titleMonitoramento e levantamento dos defeitos existentes no pavimento da UFPE Campus CAA com uso de drone.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8161392A4&tokenCaptchar=03AGdBq27JyXLMtL84UO4aE2Jmqo3LXM8xw_aPy_bHDd5LlQG_kv0n8SbHLj9D_XNr4H9F8QG9JrftjRure0ZrQiTMN8k247WMxoeVIxDUAudzQ00Zia2M-izRt1PgQZQ4dHXovIdM-eexxay7e97qnngawONs9ddpxEicJpmvDBNcEHaRZMJEAZaWctLlN4ekRxMkkfS0tchsfebz38NknLG66lVqDcchAqt7OYiaMLYRGHTu6mWmMu61dJ-vMIpwzcs4QuUqTNAksLvFcBRGvf7p6tofInzMUyg2VtQB-vkXEm8QAFo0SzgJjtO9EQo7tP2w4bun6Rf28NTzdJE_TszyGnur2zveMopp5XDd09SUumWsj9i9_-4p5LZ-HQrJdzRXEEYYvzFQayo1HFJd0tP_8a1_cwHGrBhepyoOhJpubpAZ1PpXe1MzO6tggL9cQu33bxkKv6FLLKR_Df4hBdfnvNqUuc8n6Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700565A1&tokenCaptchar=03AGdBq27fDwYKB-uCYH-CHSh-Rz09uGB6kQkPTGlg1sK7kF1IxVlMaYgAEYn642UYcW3uJWm1xAJ55Y7R4UnnJ2JVuWM-d5iD3MmwPyrggJhLRmOZcKVeOweShja9PDo1ErpGEiXp5DD08Xdh0cTj8wnbw5gFX_whS_lgIz9Q07kuhVVv2lWCaERryItwzGg_ckmXCKPA7hrL-7Kecby50HNKccGgJzVUylEwGp3w3tpYPDOTWDrMC09ZkmaxDwYU2w0syVqkL97vYx1O4GEJfL90XimQH9A-KhYhu-yLG9j93pPhB0JhilNcPOtdWbsQjHfRSaoGslg0TOBvjths7dHD4JQhSFjy2i8yijn9I0cPjogur1ugzQiD8GCCFuXEFaePvW9dH3kcfjCJGMBoL_er3qwloFD9Fb-gXpcV39TZTFdpomJ3uzUKfySijTtZwXJj15O_mkv2xrAZACSJhsRX7X9C4dpoUgpt_BR
dc.description.abstractxMonitoring the conditions of use of paved roads is an expensive and timeconsuming task that can generate/create/bring risks to the health of those who are responsible for the monitoring. Aiming the enhancement of existing methods for monitoring the condition of roads pavement surfaces the search for more efficient tools has increased, such as the evolution of drone technology and its applications. There are periodically studies about the use of drone in engineering, for instance, in the management of existing infrastructures, searching for problems that may exist. The main purpose of this work was to survey defects along the asphalt pavement of the Federal University of Pernambuco - Agreste Academic Campus with and without the use of a drone, analysing the feasibility of its implementation as a tool. Firstly, the methodology recommended by DNIT 006/2003 - Objective evaluation of the surface of flexible and semi-rigid pavements, was followed in order to account any defects that might exist on the pavement. The second step involved the use of the drone to obtain images of the pavement. Those images were analysed in order to verify and record the existence of possible defects. In the final step criteria such as efficiency, time, cost, practicality and risk were used to compare the two forms of pavement analysis. According to the results obtained through the analysis, the use of the drone as a tool resulted in an increase in practicality and decrease in time and risk in the monitoring of the pavement conditions. However, not all the defects that were observed when walking the pavement as recommended by the DNIT standard could be identified through the images obtained by the drone. Due to the limitations of the existing camera in the aircraft, among other factors, in addition with high cost of implementation, the drone should be used as an auxiliary tool, not dismissing the standard form of analysis in the country.pt_BR
dc.subject.cnpq::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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