Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41271
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | RUFINO, Leonardo Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T19:08:36Z | - |
dc.date.available | 2021-10-05T19:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.citation | RUFINO, Leonardo Ferreira. Análise proposicional de mapas conceituais elaborados a partir de modelos teóricos do tipo caixa preta e caixa translúcida. Caruaru: O Autor, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41271 | - |
dc.description.abstract | Segundo Bunge (1974) a Física é constituída, e evolui, por meio de modelos teóricos, estes são abstrações da realidade, que comportam alguns aspectos considerados pelos cientistas, aspectos estes que representam uma realidade física. Para que se construa um modelo teórico, é necessário antes simplificar um objeto real, considerando apenas algumas características de objeto, tornando-o capaz de ser inserido numa teoria física existente, Teoria Geral. O objeto real torna-se objeto modelo, este por sua vez, é uma representação limitada de um objeto real, porém quando inserido numa Teoria Geral, formando um modelo teórico, é capaz de prever comportamentos de fenômenos físicos. Estes modelos teóricos podem ser classificados em dois tipos: caixa preta (aqueles do tipo entrada e saída) e caixa translúcida (aqueles que além de realizar previsões são capazes de representar mecanismo internos do fenômeno). A modelagem é então, o motor da ciência, e segundo Pietrocola (1999), deve fazer parte do cotidiano de estudantes, e estes ao aprenderem construirão seus próprios conhecimentos a cerca dos modelos, e estes modelos são então internalizados pelo aprendiz no processo de aprendizagem. Uma ferramenta capaz de representar como o conhecimento está disposto na estrutura cognitiva dos aprendizes é o Mapa conceitual, que é uma representação em forma de diagrama constituído por conceitos, termos de ligações e proposições. As proposições, por sua vez, são formadas pela união entre dois conceitos por um termo de ligação, e podem ser classificadas em estáticas e dinâmicas. As estáticas são as que apresentam aspecto definidor e caracterizador dos conceitos, e as dinâmicas as que expressam relações de dependência, ação e causa e efeito entre os conceitos envolvidos. A partir desta prerrogativa, o seguinte trabalho busca verificar e analisar a ocorrência de proposições do tipo estáticas e dinâmicas em Mapas Conceituais elaborados a partir de modelos teóricos físicos do tipo caixa preta e caixa translúcida, com o objetivo de encontrar possíveis correlações entre os tipos de modelos teóricos que baseiam os mapas, os tipos de proposições formadas nestes e a compreensão do elaborador do mapa acerca do modelo teórico que o baseou. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mapeamento conceitual | pt_BR |
dc.subject | Estática e dinâmica (Ciências sociais) | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia social - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise proposicional de mapas conceituais elaborados a partir de modelos teóricos do tipo caixa preta e caixa translúcida. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aires, Thathawanna Tenório | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8141654J5&tokenCaptchar=03AGdBq27MtOxc4OCel9g0srBHXnkCdSBeSDcyWofhiMOFqLFU1ELTwXoj9VlTyR91lJ2es8JFk6ql8_biH1LozUM4BywePViCrzCvzI_harvXdNpsYtk6z25M7nRLmZXNFW8Q48rEPQ_nvzwdawa16syh0hG2Svv_Q13MHbYKpbCoB2KNDQWqapMkk2kbTa276jg8LZQxXa7mWYqRjptk-X9xN-GTcyV5h8FIZgJ3GFSvhxFeOH6S9y2dEBU2LA_D5nYUL1OSWZGVhtGoJIjVnIqJnDP9JfHzXikOHG2WME8ZZUNg7P4dQoV0ctf4GyZZkVZbJDBPaj4OhxUlMejnz_Y6HwRIQ51j9pDkSTsxWpbEPaGKJIBmBws2hHg8IpNCnzxJtnnHRFYZK6Ksp4tEKWGGaccg2PXD2bo4kdgaNDE3E7uWhgvGTN_D1OL-PHvnEs7HS52VNWl1Cr6iADcgdxwwyp2t5T5vpw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq27Aet9_mVzM63fOy62cdq0dH1EW4cy5495YlJM_Q_iIitMyFzHXiEEZmvm3MdRmg3TGMGw8jX-tV5jaZCzejTHh5Z3YZv3MlXhf2VdsTekoYM9-5WvnQpuabNRI0LOHqFonIAk3dslzCJPRIzoc6CYxlbifZYXuoj7Vs_cWv8C7pHX67rD3wV_o4dklPjoln3ttkjk2mfxHlBSrmVkBZduLAMSAEIIqEWOFoMKRHLneaHbktswTcaq2TTUsLOyLi0EHZWli_357gRNFKOtSdBkCtnQEsKvGksZBmf5G-loX_RkBXnwNAPegopgjtR6cSbRfXinThsUnhHc-ASRdqIOjMcYv790AG98ls3QE-y7pm652yBgNXa-ZF17wqInFPjKRjtaUca-5EQYYPN0V7GdFQirztJHD3rmVf5-6FmURl9Ci_OWgNX1ULaJE7e_SJ7szuZlhBiRlHikaLi2SlhHcYIGIVQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | According to Bunge (1974) Physics is constituted, and evolves, by means of theoretical models, these are abstractions of the reality, that bear some aspects considered by the scientists, aspects that represent a physical reality. In order to construct a theoretical model, it is necessary to simplify a real object, considering only some object characteristics, making it capable of being inserted into an existing physical theory, General Theory. The real object becomes a model object, this in turn is a limited representation of a real object, but when inserted in a General Theory, forming a theoretical model, it is able to predict behavior of physical phenomena. These theoretical models can be classified into two types: black box (those of the input and output type) and the translucent box (those which, besides performing predictions, are capable of representing internal mechanisms of the phenomenon). According to Pietrocola (1999), modeling is part of the daily life of students, and these students will learn their own knowledge about the models, and these models are then internalized by the learner in the learning process. One tool capable of representing how knowledge is arranged in the cognitive structure of learners is the Conceptual Map, which is a representation in diagram form constituted by concepts, terms of connections and propositions. The propositions, in turn, are formed by the union between two concepts by a term of connection, and can be classified in static and dynamic. Statics are those that present a defining and characterizing aspect of concepts, and dynamics that express relations of dependence, action and cause and effect between the concepts involved. From this prerogative, the following work seeks to verify and analyze the occurrence of static and dynamic propositions in Conceptual Maps elaborated from theoretical physical models of the black box type and translucent box, in order to find possible correlations between the types of theoretical models that base the maps, the types of propositions formed in them, and the mapper's understanding of the theoretical model that based it. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380551J9&tokenCaptchar=03AGdBq26S67lN8kBXx9rjZ01GtUPM7hdqrd6obE0WU14qfMMhCoiAiEWCEcSCkNl-BgA_iDjwdAyzqYlBUri9wYxFqjjwetO_LzInoQ212RqVH0ARhIW2t5ob4j7TgQui3Y_26j16WME21UlUeJPTUAUK0qJSAlU1JlNRMdyXYVTybbU0WPvrWa-sHMGoYHqm0ZNpgibEZI-KF_YeFqmi2qpi0cqHwrILBt65yMN1R1OLDT-DYhltNcmcZn7LpPmncipbVtH1jCgHDfa1Sbxb_AwNhtO1No8unLCQdNxHWVBHmGo0aJOYB2Eo9sJZFQyrhNNxP0ekJZfKGGtzk8h-bL2RFYVpp-V1CzwrzUYLot3zOZ2T3-6eAnF47jkYkajSusBkH81qOOOAAYweZeURYCXFOM_VTLIlmYaMOJr-0LgzyDKVCL1omizbnRq7QvXsUqAXtSBUb8BMkVGi14d27dqynjoJsmJg3g | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUFINO, Leonardo Ferreira.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons