Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41270
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rafaela Izabela Liberal da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T18:50:15Z | - |
dc.date.available | 2021-10-05T18:50:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaela Izabela Liberal da. A educação infantil e os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico: o processo de avaliação para o desenvolvimento das crianças. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41270 | - |
dc.description.abstract | A avaliação na educação infantil deve ser contrária a uma concepção de julgamentos de resultados. Contudo o que se evidência é a distorção dessa perspectiva, no que concerne ocorrer cada vez mais à adoção por instituições de educação infantil modelos da prática avaliativa tradicional das etapas posteriores. Para tanto o modelo classificatório não pode se fazer presente na educação infantil, principalmente porque a avaliação deve estar continuamente a serviço da prática pedagógica para melhorá-la e, em consequência, favorecer e otimizar a aprendizagem e o desenvolvimento. Neste contexto este estudo teve como objetivo geral compreender os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico no processo de avaliação das crianças da Educação Infantil. Para realizarmos a discussão da questão de nosso estudo, utilizamos autores como Hoffman (1996), Kramer (1996), Freitas (2005). Para tanto nossa pesquisa foi realizada em uma escola Municipal da cidade de Cachoeirinha-PE. Como metodologia fizemos usos de entrevistas semi-estruturadas e observação e para análise de dados utilizamos a análise de conteúdo Bardin (1977). Os dados levantados apontam a necessidade de que haja, no Sistema Municipal de Ensino, uma maior discussão acerca dos instrumentos avaliativos, se possível construindo-os coletivamente com os professores. Foi possível perceber a partir da pesquisa que a avaliação na educação infantil nessa instância está se aproximando muito de interesses mercadológicos, quando essa adotou um tipo de avaliação que tem como marco demonstrar resultados e isso é um equívoco, em especial se tratando de educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A educação infantil e os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico: o processo de avaliação para o desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8718354U9&tokenCaptchar=03AGdBq26KNhbT0Q8KWHBlRLIYgd41tdv0a558G1Vt3utuZf0MYrkAwOOkT3O-594MOVL00ieTmZlrqAotd0whVsD4I29WBKPVjXGL8H5ZZjz86DrS2ReMaWSrPQDSRylT3xZjFt_MhmgW8f7mJDAgvEDSSFdWrwzxsWRxaIF8JfaCDzCueHD8KV-H19-9q01i8Fmjtrp47gYdo0CrHT05OMqmrYupLRCEhshs0h_O0UfX6HFaIXTYZqhZpq1fN1MVbvokhogCx22Qw9NYur-DMrb8IlmDIzvEE_zKTAyE-pAMru6B_mF03trezzutxQ1tD2tHZhRRqQ2ARy2wY884qY19wXdytamk7ig_Irq118HqKSa8-3q2afNTyBVbICjN8sFQsRTjcJS8zFb7OduLo9iUm48Rkeeyn2kKYHsxIpqdTY8lR7ga9qSGp7z0BM77BxAERVdCoW1aQIp4N-mwXMPwfkZ2aDgrOw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795295U2&tokenCaptchar=03AGdBq25HdYRAEvDFKJ60dvzZMESQGHhlyb92EJ_LNYS5rFALqkb3Lvxj-haKi97Hj8tvXntSwIT98GvbZonMkoUBIAcrMVzLxu-3Prln9234OAr6Kkm0MUBfKT1u62-H0k-OezZt3AwKs3NxxC_obdnSki8F-MVULidMxUu5GPw-gRyPN7EO-vlsjExFeSjMSplWaVkhu6dpK-yTML1x0O0cQzhm2O85ApSQon5eELkESc5ZLbk3Gmp5OlF-wYPGWnG-uNl7rlB4qU1WEwI1SBKPIOEEnrOnKP2cYp8R85H461xRIXv3xR_TEJLj0IrDXiMmD8nZ2sCA24U8FT4xbb_3wxmbDP4RRLkQoAWmcXJiaPk6XB38GMEtP0EFyZntejRj02wxDS_lTNfU7wFqwgPjBC-hRHyBUbb4OVdyP9auvtxaGEv4dtnJ8oGSoNwTmEoQxkOq70MeL8E_TNhPH7QG3jlkE9hJKQ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rafaela Izabela Liberal da.pdf | 435,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons