Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41265

Compartilhe esta página

Título: A produção da documentação museológica e as análises das representações sociais sobre o Acervo Josué Pereira Crispim (Icapuí-Ceará)
Autor(es): Ferreira, Gilvanildo Klebson Mendes
Palavras-chave: Documentação museológica; Objetos; Representação; Ressignificação; Josué Pereira Crispim; Comunidade de Ponta Grossa (Icapuí - CE)
Data do documento: 25-Fev-2015
Citação: FERREIRA, Gilvanildo Klebson Mendes. A produção documentação museológica e as análises das representações sociais sobre o Acervo Josué Pereira Crispim (Icapuí-Ceará). 2015. 111 f. TCC (Graduação) - Curso de Museologia, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta pesquisa de monografia foi desenvolvida a partir do estudo de uma coleção museológica na comunidade praiana de Ponta Grossa, localizada no município de Icapuí, litoral leste do estado do Ceará. Esse acervo foi constituído pelo senhor Josué Pereira Crispim, pescador, natural da comunidade de Ponta Grossa. Suas coletas foram feitas de modo inadequado – segundo as normas e procedimentos técnicos da Arqueologia -, e por conta disso, Josué foi denunciado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), recebendo alguns processos por coleta irregular de objetos pertencentes à União e, posteriormente, perdendo a guarda de todo o acervo. O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise sobre os objetos do acervo a partir de alguns procedimentos museográficos, tendo, como eixo orientador, o processo de organização da documentação museológica. A partir da análise das representações construídas, das ressignificações dos objetos musealizados e das identificações geradas pelos sujeitos da comunidade, nossa abordagem utiliza também os relatos orais como fontes. As atividades que resultaram nesse estudo foram parte da pesquisa gerada pelo "Programa de Resgate Arqueológico na Área do Sítio Morro dos Ventos, Objeto de um Plano de Ação da Superintendência do IPHAN no Ceará – Icapuí – Ceará". Portanto, a empreitada desenvolvida na condição de estudante de museologia foi utilizada como objeto de estudo para o trabalho de conclusão do curso. Entende-se que a documentação museológica exige a identificação e a classificação dos objetos, colocando assim os sentidos e significados desses em jogo. Percebemos "(...) a ressignificação (deslocamento, reclassificação, recontextualização) como ponto de inflexão analítica que nos permite articular importantes perspectivas para a análise social" (GOMES, 2012, p. 22). A partir do estudo da cultura material, buscamos entender os significados construídos sobre os objetos que compõem a coleção formada pelo Sr. Josué Crispim, atentando para uma análise das representações sociais dos objetos "musealizados".
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41265
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilvanildo Ferreira.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons