Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41264
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Francisco Sá Barreto dos | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Antônio Felipe da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T01:55:05Z | - |
dc.date.available | 2021-10-05T01:55:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Antônio Felipe da. O confisco de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial.: as implicações do museólogo na manipulação, exposição ou devolução desses acervos. 2021. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Museologia, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41264 | - |
dc.description.abstract | Vivemos um período de muito debate sobre a origem dos acervos. Muitas instituições estão preocupadas com a procedência de suas coleções e existe um crescente cuidado quanto à origem dos bens culturais em exposição. Para tentar solucionar essa questão, os museus começam a investigar o rastro de procedência de suas coleções. O museólogo Peter van Mensch, em palestra na Universidade Federal de Pernambuco, em 2017, relatou a existência de muitos objetos de arte furtados durante a Segunda Guerra Mundial que estão sendo negociados na Europa atualmente. Por não terem mais interesse nesses bens, herdeiros de oficiais nazistas estão vendendo, diretamente a interessados ou em leilões e antiquários, esses objetos de seus pais e avós, alimentando o mercado de obras de arte. Além das negociações através de leiloeiros, existe um acervo incontável de mobília, quadros de artistas menos conhecidos, livros, álbuns fotográficos, tapeçaria, objetos religiosos sendo vendidos. A pesquisa, localização e devolução desses objetos são uma eficaz forma de reparação histórica e de justiça para com aqueles que foram diretamente vítimas de inúmeras ações arbitrárias de confisco e furto. Nesse aspecto, os museólogos têm um papel preponderante nas etapas necessárias para essas devoluções e o presente trabalho tenta investigar esses processos. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coleções | pt_BR |
dc.subject | Procedência | pt_BR |
dc.subject | Museólogos | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Judeus | pt_BR |
dc.subject | Nazismo | pt_BR |
dc.title | O confisco de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial. As implicações do museólogo na manipulação, exposição ou devolução desses acervos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3913346237972687 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9540143124044744 | pt_BR |
dc.description.abstractx | There is an increasing debate going on these days regarding provenance; many institutions dealing with works of art and various other objects are opening specific departments in the core of their organizations in order to discover and to make public whether they possess or not any items that may have questionable provenance status. It is a salient time when museums, art critics and scholars, besides families who had their collections confiscated for various reasons as well as their lawyers, have decided to come to terms with trying to solve the problem of provenance. The returning of these items is among one of those utmost delicate issues, involving large amounts of money, strict legislation and laws (each and every country involved in this subject have their own legislations regarding artwork property). Affections, remembrances, joys and sorrow are also on debate. In this very respect, museologues and other museum personnel have a key role, as they have the expertise (in documentation, research, knowledge of the collections) and most important of all, the responsibility to do all that they can do to return these collections to their rightful owners. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Museologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Museologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Museologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO FELIPE.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons