Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41264

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Francisco Sá Barreto dos-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antônio Felipe da-
dc.date.accessioned2021-10-05T01:55:05Z-
dc.date.available2021-10-05T01:55:05Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.date.submitted2021-10-04-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Antônio Felipe da. O confisco de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial.: as implicações do museólogo na manipulação, exposição ou devolução desses acervos. 2021. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Museologia, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41264-
dc.description.abstractVivemos um período de muito debate sobre a origem dos acervos. Muitas instituições estão preocupadas com a procedência de suas coleções e existe um crescente cuidado quanto à origem dos bens culturais em exposição. Para tentar solucionar essa questão, os museus começam a investigar o rastro de procedência de suas coleções. O museólogo Peter van Mensch, em palestra na Universidade Federal de Pernambuco, em 2017, relatou a existência de muitos objetos de arte furtados durante a Segunda Guerra Mundial que estão sendo negociados na Europa atualmente. Por não terem mais interesse nesses bens, herdeiros de oficiais nazistas estão vendendo, diretamente a interessados ou em leilões e antiquários, esses objetos de seus pais e avós, alimentando o mercado de obras de arte. Além das negociações através de leiloeiros, existe um acervo incontável de mobília, quadros de artistas menos conhecidos, livros, álbuns fotográficos, tapeçaria, objetos religiosos sendo vendidos. A pesquisa, localização e devolução desses objetos são uma eficaz forma de reparação histórica e de justiça para com aqueles que foram diretamente vítimas de inúmeras ações arbitrárias de confisco e furto. Nesse aspecto, os museólogos têm um papel preponderante nas etapas necessárias para essas devoluções e o presente trabalho tenta investigar esses processos.pt_BR
dc.format.extent49pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectColeçõespt_BR
dc.subjectProcedênciapt_BR
dc.subjectMuseólogospt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectJudeuspt_BR
dc.subjectNazismopt_BR
dc.titleO confisco de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial. As implicações do museólogo na manipulação, exposição ou devolução desses acervospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3913346237972687pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9540143124044744pt_BR
dc.description.abstractxThere is an increasing debate going on these days regarding provenance; many institutions dealing with works of art and various other objects are opening specific departments in the core of their organizations in order to discover and to make public whether they possess or not any items that may have questionable provenance status. It is a salient time when museums, art critics and scholars, besides families who had their collections confiscated for various reasons as well as their lawyers, have decided to come to terms with trying to solve the problem of provenance. The returning of these items is among one of those utmost delicate issues, involving large amounts of money, strict legislation and laws (each and every country involved in this subject have their own legislations regarding artwork property). Affections, remembrances, joys and sorrow are also on debate. In this very respect, museologues and other museum personnel have a key role, as they have the expertise (in documentation, research, knowledge of the collections) and most important of all, the responsibility to do all that they can do to return these collections to their rightful owners.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Museologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO FELIPE.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons